Quando ela se dirigia ao pântano, Jorge passou por ali e matou o dragão à espada montado em seu cavalo. Esse seu gesto tornou-se o símbolo de nossa luta contra o mal e que a fé deve sempre prevalecer sobre o mal.
RIO — Dizem que ele resistiu a venenos, ressuscitou 300 mortos, derrotou um dragão. Dizem. Porque a existência de São Jorge é, de longe, uma das mais questionadas do cristianismo.
Devido à sua fé em Jesus, Jorge não aceitou venerar as imagens do império e por causa disso foi morto. Por Jesus ele viveu e morreu como um exemplo para nós hoje. E o que ele tanto desejava era que todos do Império Romano deixassem aqueles costumes e adorassem somente a Deus. Jorge cria assim.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
Mundialmente, é considerado protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. É padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia. Aqui no Brasil, um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians, escolheu o Santo Guerreiro como seu padroeiro.
Quem foi São Jorge? - Conheçam a História de São Jorge Guerreiro
Qual foi a missão de São Jorge?
Como acontece com outros santos, envolvidos por lendas, poder-se-ia concluir que também a função histórica de São Jorge é recordar ao mundo uma única ideia fundamental: que o bem, com o passar do tempo, vence sempre o mal.
São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo. Em Roma, na igreja de São Jorge em Velabro é conservado seu crânio, por orientação do papa Zacarias.
Jorge é cultuado através de imagens produzidas em esculturas, medalhas e cartazes, onde se vê um homem vestindo uma capa vermelha, montado sobre um cavalo branco, atacando um dragão com uma lança. E ironicamente, o que motivou o martírio deste homem foi justamente sua batalha contra a adoração a ídolos...
Arquidiocese do Rio instituiu 2023 como ano do padroeiro do Rio. Rio - A figura de São Jorge é comumente associada a um grande guerreiro nobre, que luta contra os males e energias negativas que acometem a vida dos fiéis, amigos e família, oferecendo proteção e cuidado.
Em 303, quando o imperador emanou um edito para a perseguição dos cristãos, Jorge doou todos os seus bens aos pobres e, diante de Diocleciano, rasgou o documento e professou a sua fé em Cristo. Por isso, sofreu terríveis torturas e, no fim, foi decapitado.
No Oriente, ele é conhecido como “megalomártir”, ou seja, “grande mártir”. Ele também é reconhecido como modelo de homem virgem, ao lado de São João Evangelista e do próprio Jesus Cristo.
Ao longo da vida, ele se alistou no exército do Império Romano. Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril.
Segundo fies, São Jorge foi um soldado Cristão do Império Romano que foi torturado várias vezes por não concordar com a perseguição aos adeptos do Cristianismo, morreu decapitado em 23 de abril de 303.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja, com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
"Em árdua batalha, o valente guerreiro o perseguiu por terra e pelo ar até a lua, onde ocorreu o embate final. Imensas crateras marcam o campo da batalha e da morte do dragão", narra ele. "Reza a lenda que São Jorge decidiu morar na lua para proteger a humanidade de todos os perigos e maldades", diz Alves.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
São Jorge é Ogum na Umbanda e do Candomblé e sua imagem significa proteção e caminhos abertos. O padroeiro do estado simboliza a resistência cultural e espiritual. ⚔️❤️
A imagem de São Jorge, o santo guerreiro, simboliza a vitória contra o mal. É a representação de sua vida contada através de uma imagem forte e rica de significados. Um dos mais populares santos da religião católica, também é cultuado na umbanda, onde corresponde ao orixá Ogum.
Porque soltam fogos de madrugada no dia de São Jorge? Em louvor ao Santo Guerreiro, a festa do dia 23 de abril começa bem cedo, com alvorada de fogos às 5h e a participação da Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em quais Estados é feriado no dia de São Jorge?
Quando ela se dirigia ao pântano, Jorge passou por ali e matou o dragão à espada montado em seu cavalo. Esse seu gesto tornou-se o símbolo de nossa luta contra o mal e que a fé deve sempre prevalecer sobre o mal.
São Jorge e o Dragão. Reza a lenda que São Jorge, a fim de salvar a princesa e seu povo de um opressor, lutou bravamente com um dragão e, por isso, o santo guerreiro simboliza a coragem, o destemor, bem como o poder do bem sobre o mal. Nesse caso, o dragão representa o diabo (o mal) e o santo um deus (o bem).
Segundo a tradição católica, Jorge, o santo, nasceu na Capadócia, na Turquia. Já Ogum, originalmente, era cultuado no território que atualmente corresponde à Nigéria – a mais de 7 mil quilômetros da Península da Anatólia. Na África, Ogum é o ferreiro dos orixás, ligado à guerra e à agricultura.
Ogum é um Orixá que representa a coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura. Ogum teria sido criado com os outros Orixás quando Olodumarê criou os Orixás, o mundo e a humanidade. Ogum descobriu o segredo do ferro, da agricultura e compartilhou com os humanos.