Qual foi o motivo da expansão marítima portuguesa?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Qual foi o principal motivo da expansão marítima?

Além de toda a importância no contato entre diferentes continentes, a expansão marítima fortaleceu o comércio e abriu espaço para o racionalismo. Ao mesmo tempo, também está associada aos processos de colonização das Américas e África.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulares.estrategia.com

Quais foram as principais causas da expansão marítima portuguesa?

A necessidade de rotas comerciais alternativas, a curiosidade e o espírito de exploração, as inovações náuticas e tecnológicas, a concorrência internacional e a expansão religiosa foram causas da expansão marítima portuguesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Qual o fato que marcou o início da expansão marítima portuguesa?

A conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415, foi o marco inaugural da expansão marítima europeia, haja vista que, a partir daí, o processo de expansão evoluiu grandemente, culminando na criação de feitorias ao longo da costa oeste africana, na chegada à Índia e na descoberta do Brasil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exercicios.mundoeducacao.uol.com.br

Qual foi o resultado da expansão marítima portuguesa?

Por meio da expansão marítima, Portugal chegou a novos locais, explorou o litoral africano, encontrou um caminho para a Índia, e chegou ao Brasil. Também por meio dela, Portugal estabeleceu o seu império colonial, promoveu o genocídio indígena, e deu início ao cruel tráfico de africanos escravizados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em m.escolakids.uol.com.br

A EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA

Quais foram os motivos da expansão marítima europeia?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Qual era o objetivo das Grandes Navegações portuguesas?

Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que motivou as expedições?

As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual foi a principal motivação para a expansão marítima?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Quais foram os motivos do pioneirismo português nas Grandes Navegações?

Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: • Monarquia consolidada; • Território unificado; • Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em santos.sp.gov.br

Quais foram as principais conquistas da expansão marítima portuguesa?

A exploração oceânica feita pelos portugueses concentrou-se em explorar a costa do continente africano, e, aos poucos, chegou-se a locais até então desconhecidos por eles. Na ordem cronológica, os portugueses chegaram a Madeira em 1420, a Açores em 1427, às ilhas de Cabo Verde em 1460 e a São Tomé em 1471.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que motivou os navegadores portugueses durante suas descobertas?

Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo

Durante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

O que levou os portugueses a explorar o continente africano?

Navegação dos portugueses na costa africana para chegar às Índias. O Périplo Africano foram diversas viagens feitas pelos portugueses nos séculos XV e XVI na tentativa de descobrir uma alternativa para chegar às Índias, na época das Grandes Navegações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Quais foram os fatores que motivaram a expansão marítima?

A expansão marítima só foi possível porque os europeus acumularam conhecimento náutico, o que permitiu que eles pudessem transpor as barreiras da navegação oceânica. Além disso, novas tecnologias tornaram possível navegar grandes distâncias no oceano Atlântico. Foi o caso da invenção da caravela, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Qual foi o marco inicial da expansão portuguesa?

Portugal passou a obter sucessivos êxitos no empreendimento ultramarino. O marco inicial foi a conquista de Ceuta, em 1415, localizada na costa do Marrocos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Qual o fato que marca o início da expansão marítima portuguesa?

O facto que realmente marcou o início da expansão marítima portuguesa, foi a ascensão ao trono da dinastia de Avis, em 1385. A Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil, que investiu pesadamente nas Grandes Navegações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

É possível afirmar que a expansão marítima portuguesa resultou?

Resposta verificada por especialistas. Não é possível dizer que a expansão marítima portuguesa foi um resultado direto da conquista de Constantinopla pelos Turcos Otomanos em 1453, mas este fato certamente contribuiu para a expansão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Por que os portugueses foram os pioneiros na expansão marítima?

A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nacionalidadeportuguesa.com.br

Quais as características da expansão marítima portuguesa?

A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em historiadomundo.com.br

Qual foi o resultado da expansão marítima?

A Expansão Marítima Europeia foi um dos maiores feitos realizados pela humanidade, a superação dos perigos reais e imaginários e a transposição dos oceanos promoveram a partir do século XV, uma intensa globalização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que explica o pioneirismo português na expansão marítima?

O pioneirismo português foi resultado de condições políticas, comerciais e geográficas específicas. Com o tempo, outros países da Europa, como Espanha, também se lançaram à exploração do Oceano Atlântico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br