Bandeira do México. O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.
Conquista espanhola. Hernán Cortés, conquistador do México. Em 1519, as civilizações nativas do México foram invadidas pela Espanha, e dois anos mais tarde em 1521, a capital dos astecas, Tenochtitlan, foi conquistada por uma aliança entre espanhóis e tlaxcaltecas (os inimigos principais dos astecas).
Parte do imaginário coletivo norte-americano acreditava que era destino dos EUA realizar sua expansão territorial, tinha-se a crença de que a Providência Divina demandava dos norte-americanos uma postura civilizatória, em oposição às forças europeias que supostamente desejavam frear o crescimento da América.
No ano de 1836, ocorreu a independência da região do atual estado norte-americano do Texas, e sua anexação pelos Estados Unidos, em 1845, o que resultou na Guerra do México. Já derrotado, o México perdeu ainda o Novo México, a Alta Califórnia, Utah, Arizona, Nevada e o oeste do Colorado.
HISTÓRIA DO MÉXICO | O Berço das Civilizações Maia e Asteca | Globalizando Conhecimento
Qual era o nome antigo do México?
O nome oficial do país mudou conforme a forma de governo. Em duas ocasiões (1821–1823 e 1863–1867), o país era conhecido como Imperio Mexicano (Império Mexicano). Todas as três constituições federais (1824, 1857 e 1917, a Constituição atual) usavam o nome Estados Unidos Mexicanos ou Estados-Unidos Mexicanos.
O Espanhol é a língua oficial do México. Mas também se falam mais de 60 linguas indígenas em diversas regiões. Nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que falam inglês.
Bandeira do México. O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.
Mediante esse documento, o México perdeu o território que na atualidade compreende os atuais estados de Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, Texas, Colorado, parte do Arizona, Wyoming, Kansas e Oklahoma.
Os colonos americanos não aceitavam obedecer a algumas determinações do governo mexicano, tais como libertação dos escravos, conversão ao catolicismo e pagamento de determinados impostos. Esses atritos levaram os colonos a organizarem-se contra o governo mexicano e pela independência do Texas.
Como os EUA tomaram metade do território do México, incluindo Texas e Califórnia. No século 19, o México era um território vasto que incluía o que atualmente conhecemos como Califórnia, Nevada, Utah, Arizona, Novo México e Texas.
Ouça o texto abaixo! Texas (ou estado do Texas) é um dos 50 estados que integram o território dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Austin. Conhecido também como Estado da Estrela Solitária, o Texas fica localizado na região centro-sul do país, onde é banhado pelo golfo do México.
Com a volta de Fernando VII ao trono espanhol, o general Agustín de Iturbide consolida a Independência do México, em 1821, em um momento já distanciado da rebelião popular, e se torna imperador do México.
O México, então, significa "Lugar de Mexi" ou "Terra do Deus da Guerra". Outra hipótese sugere que Mēxihco deriva de uma junção das palavras nahuatl para "lua" ( mētztli ) e umbigo ( xīctli ). Este significado ("Lugar no Centro da Lua") pode então se referir à posição de Tenochtitlan no meio do Lago Texcoco .
A conquista do Império Asteca foi liderada pelo espanhol Hernán Cortés. A partir de um empréstimo, Cortés organizou uma expedição com 500 homens, que partiram em onze embarcações na direção da Península do Iucatã (atual México).
Por que o México depende tanto dos Estados Unidos?
A extensa fronteira territorial entre os dois países é um símbolo da paz e segurança na região, e da sua importância para a segurança interna norte-americana e o comércio internacional. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, que por sua vez é o terceiro maior parceiro comercial dos estadunidenses.
Em 1682, os espanhóis construíram os primeiros assentamentos permanentes no Texas, próximos à atual cidade de El Paso. Três anos depois, o francês René-Robert Cavelier tentou estabelecer um assentamento francês no litoral do Texas, mas tempestades tropicais impediram que Cavelier cumprisse seu objetivo.
Surgida com a fundação da cidade de Tenochtitlán, a Civilização Asteca foi herdeira dos mexicas e comandou um grande império, conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.
O México é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte (lembre que são regionalizações diferentes da América). Limita-se ao norte com os Estados Unidos, ao sul com os países da América Central, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.
O território canadense foi colonizado por franceses e ingleses. O Canadá adquiriu sua independência do Reino Unido de forma integral em 1982. O Canadá possui um território extenso e é banhado por três oceanos: Atlântico, Pacífico e Glacial Ártico.
Quais são os pratos típicos do México? As comidas típicas do México são: tacos, guacamole, tortillas, chilli, pozole, quesadilla, cochinita pibil e, de sobremesa, jericalla.
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.