O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
Todos dizem que o pecado de Jeroboão foi a idolatria por mandar construir dois bezerros de ouro, colocá-los em pontos estratégicos e obrigar todo o povo do Reino do Norte (Israel) adorá-los.
Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã.
Quais foram os pecados de Jeroboão, filho de Nabote?
A pesar da promessa de Deus, Jeroboão sentiu-se inseguro como rei de Israel. Ele se preocupou, especialmente, com a influência dos irmãos em Judá. Se os israelitas voltassem a Jerusalém para comemorar as festas anuais, como Deus mandou na lei dada a Moisés, eles poderiam rejeitar Jeroboão.
O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
O PECADO QUE CUSTOU A VIDA DO FILHO DO REI JEROBOÃO 👑 NA BÍBLIA!
Qual foi o pecado de Jeroboão contra Deus?
O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.
Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão!
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
Ele tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram-lhe o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram-lhe o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não foi perfeito para com Jeová, seu Deus, como o fora o coração de Davi, seu pai.
Durante o reinado de Salomão, Jeroboão se rebelou contra ele, aconselhado pelo profeta Aías que lhe comunicou haver sido escolhido por Deus para reinar sobre dez das doze tribos de Israel, tirando o poder de Salomão, como castigo por este ter adorado outros deuses. (I Reis 11:29-38).
Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no segundo ano do reinado de Asa, rei de Judá, e reinou sobre Israel dois anos. Fez o que era mau aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de seu pai e no pecado que seu pai levou Israel a cometer.
Quando Deus escolheu Jeroboão para ser rei de Israel, ele fez esta promessa condicional: “Se você ouvir tudo o que eu lhe ordenar, e andar nos meus caminhos, e fizer o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu estarei com você, e lhe edificarei uma casa ...
Ezequias reina em retidão em Judá — Ele destrói a idolatria e quebra a serpente de bronze feita por Moisés, porque os filhos de Israel queimavam incenso a ela — Senaqueribe, rei da Assíria, invade Judá — Em discurso blasfemo, Rabsaqué pede a Jerusalém que se renda aos assírios.
Jeroboão (Vitor Novello) atrairá a fúria de Deus para o Reino de Israel nos próximos capítulos da novela Reis. Ele construirá dois bezerros de ouro para impedir que o povo vá até Jerusalém, no reino vizinho de Judá, para fazer os seus sacrifícios.
O pecado de Salomão teria sido iniciado por adquirir mulheres estrangeiras. Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
Josias tinha 8 anos quando foi coroado rei de Judá. Ele foi um bom rei e amava o Senhor. Ele queria ajudar seu povo, os israelitas, a obedecer ao Senhor e parar de adorar ídolos.
Ciro, o Grande é venerado na Bíblia hebraica por conquistar a Babilônia e libertar os judeus do cativeiro. Ele é mencionado 23 vezes pelo nome e aludido várias vezes mais.
Saiba mais sobre nós. Aías prediz a ruína da casa de Jeroboão, a morte do filho deste e a dispersão dos israelitas por causa de sua idolatria — Jeroboão morre, e Nadabe reina — Judá, sob o governo de Roboão, se volta à iniquidade — Sisaque, rei do Egito, leva os tesouros do templo — Roboão morre, e Abias reina.
Ela é mencionada em I Reis 14, que descreve como ela visitou o profeta Aías. Seu filho Abias estava doente e, seguindo as instruções de seu marido Jeroboão I, ela se disfarçou e foi até Aías. Embora Aías fosse cego, Deus disse a ele que ela viria e deu a ele uma mensagem para ela.
Em I Reis 11, lemos que o profeta Aías disse a um homem chamado Jeroboão, da tribo de Efraim, que trabalhava para Salomão, que Jeroboão seria rei sobre dez das tribos de Israel.
Quando estavam os dois à mesa, o Senhor falou ao profeta de Betel 21 e este disse em voz alta ao profeta que viera de Judá: «O Senhor diz que tu lhe desobedeceste e que não cumpriste a ordem que o Senhor , teu Deus, te tinha dado.