Os crimes de Sodoma Uma tradição rabínica, exposta na Misná, afirma que os pecados de Sodoma estavam relacionados à ganância e ao apego excessivo à propriedade, e que são interpretados como sinais de falta de compaixão. Alguns textos rabínicos acusam os sodomitas de serem blasfemos e sanguinários.
A partir de comparações complexas e filológicas com outros relatos bíblicos do Antigo Testamento, e um trabalho de análise da sexualidade na antiguidade, Thomas Römer chega à conclusão definitiva de que a punição de Sodoma está ligada à violação, à violência sexual, à recusa da justiça e à falta de hospitalidade.
Quais eram os pecados cometidos em Sodoma e Gomorra?
Isso mostra que além de comportamentos homossexuais, os homens de Sodoma e Gomorra também eram maldosos, ao ponto de se ajuntarem para estuprar outros homens. Esses eram pecados graves encontrados ali.
Mateus 10:15-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu lhes digo a verdade: no dia do juízo, as cidades perversas de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor que essa cidade. “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas.
Os homens de Sodoma eram extremamente maus e pecadores contra o SENHOR. Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló separou-se dele: “Olhe até onde a sua vista alcançar. Olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste.
24 Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do Senhor desde os céus; 25 E derrubou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. 26 E a mulher de Ló olhou para trás dele, e ficou convertida numa estátua de sal.
Os textos proféticos (como o Livro de Ezequiel, capítulo 16, versículo 49) explicam que Sodoma foi destruída por causa de seu orgulho, descuido e por não ter ajudado os pobres e os infelizes. Em Evangelho segundo Mateus, capítulo 11, versículo 23, Jesus mencionou que Sodoma foi destruída por sua falta de hospitalidade.
Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
Deus estava disposto a perdoar até mesmo com somente 10 justos, mas não os encontraram, e Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo. No caso vivido pelo Brasil hoje, não é que não existem 10 justos no país.
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
Um novo estudo sugere agora que Sodoma ficaria na Jordânia e seria Tell el-Hammam, hoje um sítio arqueológico no Vale do Jordão, próximo ao Mar Morto. Essa hipótese está dando o que falar. Um dia qualquer, 3,6 mil anos atrás, um asteroide se dirigia à Terra a 61 mil quilômetros por hora.
O clamor sodomita é o clamor do pobre desempregado e do negro chacinado; é o clamor do camponês que mal tem o que comer enquanto seu suserano engorda bois.
“Ora, este foi o pecado da sua irmã Sodoma: ela e as filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas, mas não ajudavam os pobres e necessitados.
Gênesis 14:12 declara que Ló “habitava em Sodoma”. Em Gênesis 18, mensageiros de Deus visitaram Abraão a caminho de Sodoma e Gomorra, e Abraão ficou sabendo do plano de Deus de destruir essas cidades.
Cidade mencionada no Livro bíblico do Génesis. À semelhança de Gomorra, é uma cidade corrupta da antiga Palestina que Deus destrói. A cidade é usada para representar o castigo de um povo que não se arrepende de pecados como a presunção e a homossexualidade.
Para este fenômeno existem duas explicações. A primeira é que as tochas seriam almas que não conseguiram encontrar descanso. Outra hipótese é que as bolas de fogo são as almas de parentes que tiveram um relacionamento proibido e depois de um feitiço, morreram e se transformaram em bolas de fogo e perseguem as pessoas.
Quem pediu a Deus para não destruir Sodoma e Gomorra?
Abraão continuou: — E se houver somente quarenta bons? — Por amor a esses quarenta, não destruirei a cidade — Deus respondeu. Abraão disse: — Não fiques zangado comigo, Senhor, por eu continuar a falar.
Origem dos amonitas. A explicação da origem dos amonitas existe a partir de um trecho retirado do primeiro livro da Bíblia, Gênesis, na passagem 19:30 38: “Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.
Depois eles foram até Canaã. Devido à grande quantidade de bens que Abraão e Ló possuíam, os dois se separaram como está em Gênesis 13. Abraão ficou em Canaã e Ló foi se dirigindo para Sodoma. Houve uma guerra pouco tempo depois e Sodoma foi saqueada e Ló foi levado cativo.