Amar a Deus e ao próximo Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: — O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. Jesus dizia isso com toda a clareza.
Nos ensinamentos de Jesus Cristo, encontramos o plano para nossa felicidade, nossa redenção e salvação — um modelo divino que inclui fé em Cristo, arrependimento, batismo, guardar os mandamentos de Deus, receber o Espírito Santo e perseverar até o fim.
Em Mateus 4.17 temos não só a primeira mensagem de Jesus, mas na verdade uma espécie de sumário ou resumo de toda a mensagem pregada por Ele ao longo de seu ministério. Ou seja, toda a mensagem de Jesus consistia em anunciar as Boas Novas do Reino de Deus (4.23), chamando todos ao arrependimento.
Jesus nos ama tanto, que veio neste mundo para morrer por nós para que tivéssemos salvação. E ninguém está de fora desta, o amor Dele é para todos. E além do amor de Deus, Jesus nos ensinou o amor fraternal, o amor que você deve ter por seus amigos e inimigos.
JESUS ERA DEUS OU APENAS UM HOMEM? (Rodrigo Silva explica) | PrimoCast 301
O que Jesus mais ensinava?
Estava sempre disposto a ensinar a prática do amor, mesmo antes que as pessoas se mostrassem arrependidas. Para Jesus, o poder de Deus era maior que o pecado, e Ele ensinava que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens.
Jesus também ensinou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas” (João 8:12). Também declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (João 14:6). Ele é o Caminho e Ele é a Luz porque Seus ensinamentos iluminam nosso caminho na vida mortal e mostram-nos o caminho de volta ao Pai.
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
Jesus quer apenas comunicar o que viu de Deus. Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.
Aprendeu a orar e leu as escrituras. Ele cresceu em graça para com os homens. Isso significa que Ele fez novos amigos. Foi bondoso com as pessoas e ajudou Sua família.
Trinta Anos de idade — De acordo com Lucas (3:23), Jesus tinha aproximadamente trinta anos de idade ao tempo de Seu batismo e notamos que logo depois iniciou, publicamente, a obra de Seu ministério. A lei prescrevia que aos trinta anos de idade os levitas entrassem para seu serviço especial (Núm. 4:3).
O "Primeiro ministério na Galileia" começa quando Jesus volta para a Galileia vindo do deserto da Judeia depois de resistir às tentações do diabo. Nestes primeiros anos, Jesus pregou na região e, em Mateus 4:18–20, seus primeiros discípulos o encontram e começam a viajar com ele.
Ele falava por meio de parábolas, usava a dicção profética, salmodiava quando seus discípulos pediam que os ensinassem a orar. Como professor era profeta, salmista e pregador. O Senhor Jesus foi o educador por excelência porque seu ensino tinha qualidade total.
Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Essas profecias foram dadas para que as pessoas reconhecessem Jesus quando Ele viesse e tivessem fé Nele como seu Salvador. Isaías, no Velho Testamento, escreveu sobre Jesus 700 anos antes do nascimento Dele: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
Que ao final da nossa vida possamos dizer como Jesus: “Tudo está consumado” (Jo 19,30), ou como Paulo, “Combati o bom combate”, que possamos nos consumir no anúncio do Evangelho e ser sinal de santidade a quem se aproxima de nós. A sétima palavra é: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46).
Jesus começou a ensinar outra vez na beira do lago da Galileia. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
Em Nazaré, Jesus entrou numa sinagoga, o lugar de reunião da igreja judaica. Ali, Ele Se levantou e leu as escrituras. Jesus leu as palavras do profeta Isaías.
Entre as principais frases ditas por Jesus sobre o tema, estão: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
Jesus fala do inferno mais do que qualquer outra pessoa na Palavra de Deus. Entre muitas características dadas por Jesus desse lugar, ele disse que é um lugar de “trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. (Mateus 8.12) É o lugar daqueles que praticam o mal, é o lugar onde a presença de ira de Deus estará presente.