O VAR passou a ser aplicado no futebol, oficialmente, a partir da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Sua primeira utilização na história das Copas foi na partida entre França e Austrália, em 16 de junho de 2018. Naquela partida, o árbitro de vídeo auxiliou na correção de um pênalti para a Seleção Francesa.
O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo. No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018.
Manoel Serapião Filho foi um dos idealizadores do VAR no futebol. Em 2015, quando trabalhava na CBF, Serapião integrou o grupo que levou à Fifa o projeto de adoção do VAR, cujos primeiros experimentos já começariam no ano seguinte.
FIM DAS LINHAS POLÊMICAS! COPA 2022 TERÁ IMPEDIMENTO AUTOMÁTICO
Quantos anos existe o VAR no Brasil?
A tecnologia de campo passou a ser discutida pela Fifa em 2009 e foi usada no Brasil com maior regularidade a partir do segundo semestre de 2018, com a Copa do Brasil. Ao todo, somando 2018, 2019 e 2020, o VAR esteve presente em 851 partidas.
A confederação europeia anunciou nesta segunda-feira que o VAR será utilizado na Champions já na atual temporada, a partir das oitavas de final, que serão disputadas em fevereiro do ano que vem.
A partir de agora, o protocolo será o seguinte: o árbitro vai ao VAR revisar um lance e, quando voltar ao campo, irá anunciar através de um microfone, para todos no estádio e na transmissão de TV escutarem, qual é a decisão a ser tomada.
O Básico. VAR significa árbitro assistente de vídeo. Em vez de apenas uma pessoa, uma equipe de três pessoas trabalha em conjunto para revisar as decisões tomadas pelo árbitro principal. Eles fazem isso assistindo a imagens de vídeo das ocorrências relevantes.
Existem duas exceções em que o VAR pode chamar o árbitro a qualquer momento, mesmo depois de ter sido reiniciado o jogo: - cartões amarelos ou vermelhos aplicados para o jogador errado; - cartões vermelhos diretos por conduta violenta, cusparada, mordida ou gestos muito ofensivos, injuriosos ou abusivos.
Desde quando o futebol adotou o VAR para auxiliar a arbitragem?
Video Assistant Referee (V.A.R) começou sua discussão e implementação no ano de 2016, entretanto ganhou força em 2018 na Copa do Mundo realizada pela FIFA onde fez sua estreia nesta competição, a partir deste momento tem sido inserido firmemente em praticamente todos os campeonatos oficiais de futebol pelo mundo (Cruz, ...
O uso de árbitro de vídeo no esporte começou a se popularizar em 2006, quando as competições internacionais de tênis passaram a adotar o Desafio Eletrônico. Atualmente, ela pode ser vista em mais de 20 eventos esportivos, como futebol, vôlei, futebol americano, hóquei, golfe e atletismo.
VAR é uma sigla que significa Video Assistant Referee - árbitro assistente de vídeo - em português. A equipe do VAR conta com um árbitro de vídeo e três assistentes: AVAR (árbitro assistente do árbitro de vídeo), assistente de árbitro de vídeo 2 e observador de VAR.
O que motivou o uso da tecnologia VAR para o futebol?
Foi introduzido para lidar com situações que poderiam mudar o jogo ou causar discussões. O objetivo do VAR é reduzir erros e garantir que eventos-chave em uma partida sejam julgados de forma justa. O Processo de Tomada de Decisão: O VAR age como olhos extras para os árbitros em campo.
O VAR começou a ser usado em 12 de agosto de 2016. A primeira partida com a nova tecnologia reuniu os segundos quadros de Orlando City e New York Red Bulls, pela United Soccer League, então a terceira divisão do futebol dos Estados Unidos. O New York venceu por 5 x 1 e o VAR foi utilizado duas vezes.
Já no futebol, os testes começaram em 2016, porém foi em 3 de Março de 2018 que a International Football Association Board (IFAB), que é um órgão vinculado a FIFA, aprovou o uso do VAR.
Em seu sexto ano de utilização no Brasileirão, o VAR novamente é um dos assuntos mais comentados da competição. Para analisar o impacto do árbitro de vídeo no torneio, a equipe do Espião Estatístico faz o levantamento de todos os lances em que houve mudança da decisão de campo após a consulta ao árbitro de vídeo.
Presente no futebol brasileiro desde 2019, o VAR (sigla em inglês para árbitro assistente) chegou para auxiliar as marcações de campo por meio de câmeras e sensores ao redor do gramado.
A Conmebol divulgou uma notícia importante nesta terça-feira. A partir de 2023, todas as fases da Conmebol Libertadores e da Copa Sul-Americana terão presença do VAR. Até este ano, o árbitro de vídeo só entrava em ação a partir das fases eliminatórias, das oitavas de final em diante.
São 190 árbitros, árbitros assistentes e árbitros VAR que participarão da Pré-temporada 2024 da CONMEBOL, divididos em três grupos. As atividades serão de 10 a 23 de janeiro na sede da CONMEBOL, situada em Luque – Paraguai.
O VAR tem sido usado na competição desde o ano de 2019, ajudando os árbitros ingleses a melhorarem suas decisões, no entanto a tecnologia gerou controvérsias com decisões erradas.
Em entrevista ao jornal Clarín, Fernando Méndez Rivero contou que patenteou uma ideia embrionária do VAR em 2005, meses depois que seu time, o Oriente Petrolero, foi prejudicado pela arbitragem durante clássico contra o Blooming, pelo Campeonato Boliviano. "Dei o nome de 'Projeto piloto de arbitragem eletrônico'.