Mesmo o Golf tendo sido o pioneiro global do nome GTI, aqui no Brasil, coube ao Gol o privilégio de ser o primeiro modelo da Volkswagen a usar a sigla esportiva. Foi em 1989, quando o hatch compacto passou a ser equipado com um motor 2.0 de 120 cv - o primeiro propulsor injetado em um carro brasileiro.
O icônico Golf GTI, lançado em 1976 também surgiu nessa época. O carro também contou com versões a diesel e conversíveis. Teve mais de 6,9 milhões de unidades vendidas.
Seu valor na época era de Cz$ 22.535, hoje o cruzado parece grego e talvez muita gente não tenha noção do quanto esse valor represente em 2019, mas custaria incríveis R$ 190 mil. Você não leu errado, é isso mesmo, cento e noventa mil reais.
A quarta geração do golf conhecida como Mk4, durou de 1997 até 2003. Chegou ao Brasil em 1998, alguns meses depois de ser anunciada na Alemanha. Essa versão é considerada por muitos amantes de 4 rodas, como uma das melhores desse hatch.
Golf sapão é um apelido de cunho pejorativo, devido às formas do hatch médio da Volkswagen, contudo, isso não manchou sua reputação e, em realidade, foi festejado pelo público.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
Estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300 apelidado de "Gol Chaleira" ou "Batedeira", devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível.
O Golf nasceu na Europa em 1974. Por aqui, oficialmente conhecemos o hatch a partir de sua terceira geração (MK3), que foi mostrada na Europa no meio de 1991 e chegou ao Brasil em 1995. Da Alemanha, era trazido na versão GL, com 4 portas e motor 1.8 com injeção eletrônica monoponto e 90 cv.
A AV-UCF MK6 é composta de uma Equipamento Rastreador de Foguetes (AV-ERF), que é um sistema de radar para rastreamento de foguetes, instalado sobre uma plataforma que é a superestrutura AV-SCH, e também de um sistema de patolagem, composto de quatro cilindros hidráulicos, que proporcionam a necessária estabilidade ...
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A versão mais popular é o Golf Sportline 1.6 8V flex (101/103 cv), com roda aro 16 e pneu 205/55, faróis de neblina, bancos de couro e aerofólio. Além de ABS e airbag, os opcionais mais desejados são teto solar, retrovisor interno fotocrômico, sensor de chuva e ar-condicionado digital.
Entretanto, dois pontos chamam atenção. O primeiro é que há apenas uma do Golf GTI Autobahn de oitava geração disponível. A segunda é o preço anunciado: R$ 590.000.