Lançamento do primeiro Palio Fire em 2002 Como sucessor do Palio Young, o Fiat Palio Fire foi anunciado em maio de 2002, passando a ser o Palio mais em conta da Fiat no Brasil. O modelo nada mais era que um Young reestilizado, mas com o mesmo interior do modelo antigo e acabamento mais simples que o Palio EX da época.
Como dissemos, a família Fire chegou ao Brasil em 2000, em substituição aos lendários motores Fiasa usados por Uno, Palio e companhia até então. A estreia ocorreu justamente na família Palio, em fevereiro de 2000, com a especificação 1.3 16V passando a ser usada pelo hatch, o sedã Siena e a perua Palio Weekend.
No Brasil, a estreia do motor Fire foi 15 anos depois, em março de 2000 e já com injeção eletrônica (chamado globalmente de Super-FIRE), em substituição aos antigos motores Fiasa.
Nos modelos da Fiat, o Motor Fire foi usado numa ampla gama de modelos da Fiat, como o Palio, Uno, Punto, entre outros. Já os motores Firefly estão sendo usados em modelos mais recentes da Fiat, como o Fiat Argo e o Fiat Cronos, refletindo a evolução e as demandas atuais do mercado automotivo.
Fiat Fire - o motor por trás do sucesso da Fiat nos anos 2000 #fiat
Qual foi o primeiro motor Fire?
O motor Fire estreou no Brasil em 2000, com os Fiat Palio, Siena e Palio Weekend. O propulsor chegou para substituir os motores Fiasa usados por Uno, Palio e outros modelos até então. Contudo, o surgimento na Europa remonta a quase 40 anos atrás, em 1985.
A terceira geração do Fiat Palio, da qual o modelo de 2010 faz parte, é considerada por muitos a melhor versão desse carro, além de ser a que durou mais tempo em linha, ficando marcada pelo visual agressivo e por novidades tecnológicas que surgiram em seu tempo.
Linha 2017. Palio Fire, depois de 20 anos de mercado teve a produção encerrada em janeiro de 2017, disponível apenas como carro de frota para empresas com o motor 1.0 8v na carroceria 4p.
Com boas condições de negociação que o aproximam ainda mais do primo em termos de valores, o Uno basicão acaba levando a melhor. Pesa a favor do hatch - que traz o mesmo conjunto mecânico do Palio - ser um projeto mais recente, oferecer mais conforto a bordo, ter bagageiro maior e ser mais econômico.
Pontos negativos: problemas crônico de barulhos na suspensão, potencia em subidas fraco, direção dura, poderia ser hidraulica. Comentários: carro para o dia a dia, com boa performance, tive alguns problemas de suspensão, tipo barulhos crônicos que tento resolver e nunca estão bons.
Dentro da fábrica da Fiat em Betim, a FPT possui um centro de engenharia especializado no desenvolvimento de propulsores com combustíveis alternativos e duas fábricas, onde são produzidos os motores Fire 1.0 Economy Flex, Fire 1.0 Flex, Fire 1.3 Flex, Fire 1.4 Flex e Fire 1.4 Tetrafuel e as transmissões C510, C510 ...
A Fiat anunciou recentemente que está encerrando a produção do Fire, motor que foi introduzido nos carros da marca em 1985, mas só chegou ao Brasil no início dos anos 2000, com a família composta pelo hatch Palio, pelo sedan Siena e pela perua Weekend.
O Fiat Palio, em algumas versões, destaca-se pela resposta suave do motor, enquanto o Volkswagen Gol se sobressai em termos de agilidade, proporcionando uma experiência de direção mais dinâmica. A título de comparação, utilizamos o Gol 1.0 2023.
O Argo estreou em um momento de renovação do portfólio Fiat. A montadora havia lançado a Toro e o Mobi, dois modelos que vieram para este processo de reinvenção, quando lançou o Argo, que substituiu os modelos Punto e Palio.