O primeiro website do mundo foi lançado por ele em 6 de agosto de 1991. O conteúdo simplesmente descrevia a forma de funcionamento dessa nova forma de conexão. O domínio era http://info.cern.ch , e até hoje está no ar em sua forma original.
Mas mesmo com um milhão de possibilidades de nomes de domínio disponíveis (literalmente, porque não existia nenhum site à época), Berner-Lee escolheu lançar o primeiro site do mundo em um endereço facilmente esquecível e, convenhamos, um bocado complicado de lembrar: info.cern.ch.
O primeiro endereço da página foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, que se centrou em informações sobre o projeto, onde os visitantes poderiam aprender mais sobre hipertexto, detalhes técnicos para criar sua própria página e até mesmo uma explicação sobre como pesquisar informações na web.
Em 1º de janeiro de 1985, a NORDUnet, uma espécie de agência internacional que conecta as redes nacionais de pesquisa e de educação dos países nórdicos, criou o nordu.net. A entidade, sediada na Dinamarca, segue na ativa —e o site também.
O cientista de computação britânico Tim Berners-Lee criou o primeiro servidor web e o primeiro navegador web gráfico em 1990, enquanto trabalhava no CERN, Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, na Suíça. Ele batizou sua nova janela para a internet de "WorldWideWeb".
A HISTÓRIA DA INTERNET e COMO CRIAR O SEU PRÓPRIO SITE
Qual é o navegador mais antigo?
Tim Berners-Lee, que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compartilhar informações, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990. Ele ainda o introduziu como ferramenta entre os seus colegas do CERN em Março de 1991.
A primeira conexão ARPANET foi estabelecida entre a Universidade da California em Los Angeles e o Instituto de Pesquisa de Stanford às 22h30 do dia 29 de outubro de 1969.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
Proposta pelo físico e cientista da computação Tim Berners-Lee em 1989, a primeira geração da web baseava-se em hiperlinks e era utilizada para, basicamente, exibir conteúdo estático com um design semelhante ao de páginas impressas.
O primeiro site do mundo está completando quase 30 anos, foi criado em 06 de agosto de 1991 por Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989 e considerado o pai da Web.
O primeiro website nasceu no dia 6 de agosto de 1991 no escritório do engenheiro inglês Tim Berners-Lee, na época funcionário do CERN, o laboratório de pesquisas atômicas da Europa. Comumente confundida com a própria internet, a web se tornou uma plataforma de comunicação tão importante quanto o rádio e a televisão.
Você deve ter lido ao longo do dia que hoje a web está completando 25 anos. O dia 12 de março de 1989 foi o eleito para marcar a criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee como uma maneira fácil de acessar os arquivos da rede do CERN.
Há 32 anos e alguns meses, desde 6 de agosto de 1991, o cientista da computação britânico Tim Berners-Lee lançou a primeira página da internet. Localizada no endereço original, no site da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a página ainda está ativa.
Nesse contexto, o primeiro registro de um domínio comercial nacional, o “. com.br”, foi feito pela Cemig, a Companhia de Energética de Minas Gerais. Portanto, se não considerarmos endereços de universidades e de órgãos públicos, o cemig.com.br é o site mais antigo do Brasil.
Cerca de um ano depois do lançamento da primeira versão, Eric Schmidt, então CEO do Google, não escondia a sua empolgação com o navegador. Mas ele admitiu que resistiu durante seis anos a um Google Browser. Ele só mudou de ideia depois que Sergey Brin e Larry Page mostraram uma prévia do que viria a ser o Chrome.
O nome "Firefox" se refere ao panda-vermelho também conhecido como raposa de fogo (nome científico: Ailurus fulgens; do grego ailurus, gato; e do latim fulgens, brilhante), um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus.
Para começar, uma escultura de 10.000 anos é a representação mais antiga conhecida de um barco na Europa segundo o smithsonianmag.com. Foi provavelmente com jangadas ainda mais primitivas que esta dos aborígenes australianos que o homem começou a navegar.