No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Ele era casado e tinha pelo menos dois filhos (ver Isaías 7:3; 8:1–3). “Diz a tradição que ele foi 'serrado ao meio' durante o reinado de Manassés” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Isaiah”).
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Então, o Senhor enviou o profeta para convidá-lo a voltar ao culto do único e verdadeiro Deus e ao arrependimento dos seus pecados. Transcorria o 681 a.C. Manassés não só não deu ouvidos a Isaías, mas o condenou a uma morte atroz.
O profeta que andava NU E DESCALÇO - entenda A MORTE TERRÍVEL de Isaías
Por que mataram o profeta Isaías?
Já leitura Cristã de Isaías 53 considera que a passagem menciona, de fato, o martírio que aguardava o Messias: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is 53:5)".
Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).
Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria. Também profetizou sobre a destruição dos iníquos, a coligação de Israel nos últimos dias e o poder de Jesus Cristo para salvar Seu povo caso ele se arrependesse.
Você certamente já sabe: São João foi o único dos Apóstolos a não morrer mártir. Mas isso não significa que ele não tenha sofrido por seu Senhor. Conheça a história do “quase-martírio” do discípulo amado ante a Porta Latina, em Roma, no ano 95.
Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.
Ele veio fazer a ligação do Antigo ao Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus Cristo. O perfil de João é marcado pela humildade. Não quis ser confundido com o Messias Jesus.
Quando estavam os dois à mesa, o Senhor falou ao profeta de Betel 21 e este disse em voz alta ao profeta que viera de Judá: «O Senhor diz que tu lhe desobedeceste e que não cumpriste a ordem que o Senhor , teu Deus, te tinha dado.
"O profeta Isaías sendo encarcerado a mandato do Rei Manasses, (considerado um dos piores Reis de Israel, filho de Ezequias) recebe a condenação a morte de forma sangrenta e cruel" segundo alguns escritos apócrifos ele foi serrado ao meio...
Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
O profeta que foi cerrado ao meio, o profeta Isaías, é um dos mais importantes da escola profética de Israel, mas a Bíblia não registro é exatamente como ele morreu. Porém, há. uma antiga tradição judaica.
10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.
Certamente, ele não era um pastor, como o profeta Amós, e provavelmente também não era um sacerdote, como o profeta Ezequiel. Isaías foi um profeta de príncipes e um príncipe dos profetas. Seus escritos dão a impressão de que ele se movimentava com graça pela cultura de seus dias.
O Segundo Isaías foi escrito no século 6º AC, no tempo do exílio do povo na Babilônia. O autor é um profeta anônimo que exerce sua função profética no final do exílio na Babilônia, por volta de 540 AC. O Dêutero-Isaías é também conhecido como o Livro da Consolação.
Isaías viu o Senhor, e o Senhor chamou Isaías para ensinar o povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não se aliar à Síria e a Israel contra a Assíria.
Por que Deus proibiu Jeremias de casar e ter filhos?
O texto inicia com Deus pedindo que Jeremias não se casasse nem tivesse filhos, pois além de ser um sermão encenado (dramatização) viria uma desolação sobre a terra e, sabendo como seria o futuro, Deus poupou seu servo de sofrimentos ainda maiores. Deus não é contra o casamento, Ele é o idealizador do matrimônio.