Áreas mais afetadas são os vales dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos, Gravataí, além do Guaíba, em Porto Alegre, e da Lagoa dos Patos, em Pelotas e Rio Grande.
Qual foi o rio que transbordou em Rio Grande do Sul?
Vídeos registrados por integrante de banda de rock gaúcha mostra momento em que o Rio Guaíba transborda em uma das principais avenidas de Porto Alegre.
Porto Alegre: enchente de 1941 durou 22 dias e deixou 70 mil desabrigados. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram 425 cidades e mudaram a vida de quase 1,5 milhão de pessoas no estado.
Em Porto Alegre, o Rio Guaíba já invadiu parte da cidade, segue subindo e pode atingir um nível recorde. A prefeitura de Porto Alegre decretou nesta quinta (2) estado de calamidade pública.
Qual foi a maior enchente da história do Rio Grande do Sul?
Em Porto Alegre, foram 22 dias de chuva durante os meses de abril e maio de 1941, resultando na maior catástrofe climática vivida por esta cidade em toda sua história, apesar do registro de várias outras enchentes desde 1823.
Em julho de 1983, as fortes chuvas deixaram mais de 200 mil pessoas desabrigadas, atingindo os três estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Assim como foi em 1941 e como está sendo atualmente, o estado de calamidade pública foi decretado em várias cidades.
De acordo com o professor Rodrigo Paiva, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que está provocando a grande cheia no Lago Guaíba é, basicamente, um volume muito grande de chuvas que cai na bacia do Guaíba desde o final de abril e início de maio.
Nos dias finais de abril de 2024, o estado sofreu com chuvas, enchentes e enxurradas que atingiram 478 dos 497 municípios gaúchos, afetaram 2,4 milhões de pessoas — mais de um quinto da população local — e deixaram mais de 4 mil desalojados, 173 mortos e 38 desaparecidos.
As enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas por fortes chuvas que começaram a atingir o estado no final do mês de abril de 2024, prolongando-se até maio.
Os temporais elevaram rios como o Pardo, Taquari, Caí, Antas, Sinos, Gravataí, além do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos, acima das cotas de inundação. Grande parte dos sedimentos ainda está na água, e o que não foi para o fundo dos rios e do lago, vai para o Sul do estado, piorando a situação na Lagoa dos Patos.
As águas do rio Iguaçu cobriram a cidade. A chuva perdurou por uma semana e fez com que o rio de 2,50 metros chegasse à 10,42 metros, diante de tal realidade a maior parte dos moradores deixou tudo para trás.
Há 36 anos, em 1984, num 7 de agosto como hoje, o Rio Itajaí-Açu atingia o nível mais alto de uma das maiores enchentes testemunhadas por blumenauenses. Foi na medição das 16h daquela terça-feira chuvosa que as águas chegaram a 15,46 metros, 12 centímetros a mais que na enchente do ano anterior.
Quantos metros teve a enchente de 2011 em Rio do Sul?
O nível recorde da enchente em Rio do Sul foi atingido às 0h40 deste sábado com 13,04 metros, só ficando atrás da grande enchente de 1983, quando o rio ficou em 13,58 metros.
Qual foi a maior altura que a água chegou no Rio Grande do Sul?
O recorde anterior é de 6 de abril de 1956, quando o Rio Taquari em Estrela chegou a 28,86 metros. A enchente com a maior elevação ocorreu em 1941, alcançando 29,92 metros.
Na enchente de maio de 1941, o rio Guaíba registrou 4,76 metros de elevação no nível da água — e era, até recentemente, a maior referência de tragédia ligada a um desastre natural em Porto Alegre. Segundo os relatos da época, foram 22 dias de chuvas naquele mês. “Os trens pararam e o telégrafo interrompeu.
Pelotas, maior cidade do Sul do Rio Grande do Sul, repetiu os números da grande enchente de 1941. O marco aconteceu no começo da noite do domingo (12), quando o canal de São Gonçalo, que banha a cidade, dividindo-a do município vizinho de Rio Grande, alcançou 2,88 metros, mesmo patamar da inundação de 83 anos atrás.
Segundo o governo, 98% da cidade foi inundada pelas águas que vieram do Rio Jacuí e desceram para o Lago Guaíba, fazendo com que todos os habitantes precisassem evacuar a região.
De acordo com indicadores do IBGE, o rio dos Sinos é considerado o mais poluído da região de Porto Alegre, pois possui grande parque industrial, com destaque para a indústria coureiro-calçadista.
Antas, Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas e Camaquã são os rios principais. O clima é subtropical e a economia baseia-se na agricultura (soja, trigo, arroz e milho), pecuária e indústria (de couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica e química).