o meu arco que pus nas nuvens, que será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todo tipo de ser vivo. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20). Confie em Jesus e em seu sangue derramado por você.
Quando Deus faz a aliança com Abraão em Gn. 17, o Senhor estabelece um sinal físico para atestar o cumprimento dessa aliança de ambos os lados. Este sinal é a circuncisão.
O arco-íris é um símbolo da aliança de Deus, de que não destruiria novamente a terra por intermédio de um dilúvio. Esse sinal era visível, notável, colocado nas nuvens para todos verem. Nas Escrituras há três momentos em que esse sinal é visto.
A “Aliança Mosaica” é a aliança que Deus fez com o povo de Israel, representada por Moisés . É também referido como o pacto sinaítico porque foi feito no monte Sinai. A aliança consiste em várias regras e mandamentos que Deus deu ao povo, incluindo os Dez Mandamentos .
A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.
Possui duas cerimônias de sacrifício. O sinal é a circuncisão, e Abrão recebe o novo nome de Abraão. Além disso, a narrativa bíblica fornece duas perspectivas diferentes dessa aliança.
A aliança tem um formato circular, redondo, que simboliza a eternidade, o infinito, porque o círculo não tem princípio nem fim, “é para sempre” ou “até que a morte os separe” no mundo mortal.
Este é o sinal da aliança que você e seus descendentes devem guardar: todo indivíduo do sexo masculino entre vocês deve ser circuncidado. Cortem a carne do prepúcio como sinal da aliança entre mim e vocês. Todo menino deve ser circuncidado no oitavo dia depois do nascimento, de geração em geração.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Deus estabelece uma aliança com Noé e seus descendentes, prometendo nunca mais destruir a terra por meio de um dilúvio (Gn 9.8-17). Deus coloca o arco-íris como um sinal de sua promessa. Embora a Terra tenha novamente mudado de maneira radical, os propósitos de Deus para o trabalho permanecem os mesmos.
Qual foi o sinal que Deus deixou para nós de que não destruiria mais o mundo por meio das águas?
Nunca mais as águas de um dilúvio destruirão toda a vida. Ao olhar para o arco-íris nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos da terra”. Então Deus disse a Noé: “Este arco-íris é o sinal da aliança que confirmo com todas as criaturas da terra”.
A aliança da graça é o começo da graça redentora de Deus, à qual Adão respondeu com fé chamando sua esposa de Eva, porque ela era a mãe de todos os seres humanos (3:20).
Casamento: A aliança de casamento é o que simboliza o matrimônio, a união definitiva entre duas almas. Essa aliança é usada pelo casal e trocada no altar, diante da promessa de amor eterno. A aliança tradicional é dourada, feita em ouro.
As alianças são formadas como resposta a ameaças comuns, sejam elas percebidas ou reais, com o objetivo de fortalecer a posição de poder e a segurança dos Estados membros em relação aos atores externos ao acordo.
Aproximadamente 5.000 anos atrás, os egípcios foram conhecidos como os primeiros a trocarem os “anéis do amor”. Esses anéis eram feitos em couro ou tecido. É sabido que os egípcios viam o anel como um círculo, um símbolo muito poderoso.
É um sinal permanente da minha aliança com o meu povo, porque o SENHOR fez os céus e a terra em seis dias, e no sétimo dia ele descansou' ”. Quando ele acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas em pedra, escritas pelo dedo de Deus!
Qual foi o principal símbolo da aliança entre Deus e Abraão?
O sinal de que Deus iria cumprir todas as Suas promessas feitas a Abraão foi a aliança feita por meio do sacrifício, pois este é a materialização da fé. Abraão havia materializado a sua fé em Deus, sacrificando sua terra, sua parentela e a casa de seu pai, ao obedecer à Sua Palavra, partindo para uma terra indefinida.
Com esse convênio, o Senhor mudou o nome de Abrão para Abraão e o de Sarai para Sara. A circuncisão tornou-se um sinal ou símbolo do convênio. O Senhor também prometeu a Abraão e Sara que em sua velhice eles teriam um filho e que o nome dele deveria ser Isaque.
A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).