No dia 7 de abril de 1924, há exatos 100 anos, o Vasco da Gama protagonizou um dos momentos mais importantes da história do futebol na luta contra o racismo e o preconceito social, ao enviar um documento que ficou conhecido como Resposta Histórica, recusando-se a excluir 12 jogadores do time para se filiar na ...
Neste domingo (07) completa um século desde que o Vasco da Gama definiu que com racismo não teria jogo. Há 100 anos, o Gigante da Colina redigiu uma carta abrindo mão de participar de uma liga preconceituosa, que queria excluir jogadores negros e pobres. Esse ato ficou eternizado na história como "Resposta Histórica".
Qual foi o primeiro time a combater o racismo no futebol?
A TNT Sports relembra, neste Dia da Consciência Negra, a história dos "Camisas Negras" e do Vasco, o clube de futebol pioneiro na luta contra o racismo, como um tributo ao passado e uma missão para empoderar o futuro.
No dia 21 de março, foi instituído o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial pela Lei n° 11.645. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1966, a data em memória ao massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, em 1960.
Veja 7 ativistas do movimento negro que você precisa conhecer
Abdias do Nascimento. O brasileiro Abdias do Nascimento foi um dos principais ativistas negros do século 20 e por isso foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010. ...
A data rememora ainda a batalha por conquistas sociais para a população negra. O dia 21 de março foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memória às 69 vítimas fatais do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em 1966, na África do Sul.
Hoje visto como um time do povo e de todas as cores, o Flamengo passou suas primeiras décadas sem aceitar negros no quadro de atletas, num processo que só começou a mudar a partir dos anos 1920, para se consolidar a partir de 1930.
No ano de 1923, o Vasco da Gama conquistou o seu primeiro título de Campeão Carioca. O Clube, com um time recheado de jogadores das camadas populares, os lendários Camisas Negras, conseguiu desbancar um a um os seus adversários.
O Aristocrata Clube foi fundado em 1961 por um grupo de pessoas negras de classe média alta na capital paulista. Sua sede social ficava na Rua Álvaro de Carvalho, 118, no Anhangabaú, centro da cidade.
Embora não tenha sido o primeiro a contar com jogadores negros no Brasil, o Vasco ganhou fama de pioneirismo pela maneira enfática como afrontou a discriminação da AMEA. Antes, em 1905, o Bangu, time fabril do subúrbio carioca, já havia integrado o jovem Francisco Carregal, de 16 anos, à sua equipe.
1888: O São Paulo Athletic Club, o primeiro clube esportivo do país, é fundado (13 de maio).
1894: Charles Miller retorna ao Brasil para trazer na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas (18 de fevereiro).
Qual foi o primeiro time a aceitar negros no Brasil?
A Ponte Preta se considera a primeira democracia racial do futebol brasileiro e pleiteia há anos o reconhecimento junto à Fifa por ter tido negros entre os fundadores, em 1900, e também um jogador preto no primeiro time.
Os jogadores negros só puderam atuar pela seleção em 1922, após vexames nos Sul-americanos de 1920 e 1921. Ou seja, a autorização voltou a ser dada apenas por necessidades técnicas, já que vários dos grandes destaques nacionais eram negros.
Ex-jogador do América, Carlos Alberto, foi chamado de “pó-de-arroz” pelos torcedores do time rubro de maneira pejorativa devido o seu hábito de usar o produto como um pós-barba, atitude muito comum para a época, como revelam os jornais.
Uma multidão foi assistir a partida inaugural, um Vasco x Santos, no dia 21 de abril de 1927. O major português Manoel Joaquim Sarmento de Beires, comandante do avião Argos, cortou a fita inaugural ao lado do presidente do Vasco, Raul da Silva Campos, e do presidente da CBD, Oscar Rodrigues da Costa.
Após algumas reuniões preliminares, em 21 de agosto de 1898, na Rua da Saúde n.º 293 (atual n.º 345 da rua Sacadura Cabral), é fundado o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA! Nesta primeira reunião, elegeu-se a diretoria e Francisco Gonçalves Couto Junior foi eleito presidente.
Em 1912, foi fundado por negros em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, o Campos. Ainda em 1912, o Grêmio, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, teve seu primeiro atleta negro, Antunes.
História. Jogadores do Flamengo com a camisa estilo "Papagaio de Vintém", o primeiro uniforme de futebol do Flamengo. Na reunião de 1895 que estabeleceu o clube de remo do Flamengo, as cores oficiais do clube foram decididas como azul e ouro para simbolizar o céu do Rio de Janeiro e as riquezas do Brasil.
Quem brigou para aceitar negros e operários no futebol?
Já o Vasco foi formado inteiramente por negros e operários, e vinha do título da 2ª divisão. Com jogadores estigmatizados que além dos jogos ainda trabalhavam, o Vasco foi Campeão Carioca pela primeira vez em 1923, com uma irretocável campanha de 12 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.
Por que o dia 21 de março é o Dia Internacional contra o Racismo?
Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi proclamado pela ONU, em memória das 69 pessoas mortas no chamado Massacre de Shaperville, em Joanesburgo, quando participavam de um protesto contra a Lei do Passe, em 21 de março de 1960.
O Massacre de Columbine foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, uma área não incorporada de Jefferson County, no Colorado, Estados Unidos.