Foram motos que duraram pouco tempo, no máximo três ou quatro anos. A exceção foi a XT600, lançada em 1984 – ela foi fabricada por quase 20 anos, até 2003.
Resultado: a Yamaha XT 660R foi fabricada durante 13 anos e só teve a sua linha encerrada em 2018, porque não atendia às novas normas de emissão de poluentes. Confira agora a avaliação, evolução e as especificações básicas desse modelo também conhecido como “XTzona”.
A autonomia de cerca de 200 km (seu consumo é de cerca de 15 km/l) é mais do que satisfatória. Avaliada por Veículos por cerca de 2.000 quilômetros, durante uma viagem até Imbituba (litoral de Santa Catarina), a moto deixou a certeza de que foi criada por quem conhece o que é viajar de moto.
Eram 45 cv a 6.500 rpm (contra os 42 cv a 6.500 rpm) no motor monocilíndrico refrigerado a ar. O torque era de 5,1 kgf. m a 5.500 rpm e a velocidade final de 166 km/h (reais), contra os 154 km/h da antiga aventureira.
Na terra, a XT 660R é um “trator”. Com o auxílio dos pneus Metzeler Tourance — de uso misto —, a trail oferece boa dirigibilidade em estradas não-asfaltadas. No asfalto, a velocidade máxima chegar a 170 km/h. Porém, a 100 km/h o consumo é de 20 km/l.
O consumo de combustível da XT 660 varia de acordo com o modo de pilotagem, mas em média, ela faz entre 18 e 20 km por litro. Com um tanque cheio, é possível percorrer entre 270 e 300 km, tornando-a uma opção econômica se comparada a outras motos de alta cilindrada.
Levou cerca de 2.8L no total e é trabalho para se fazer sem dificuldade em escassos minutos na garagem. Não esquecer de reciclar o óleo usado! :) Informação necessária para este processo: http://vadiodaxt.blogs...
A “XTzona” e suas variantes, como a Ténéré XT 660Z, equipadas com o monocilíndrico de exatos 659,7 cm³ não serão mais produzidas, pois esse moto não atende às novas normas de emissão de poluentes europeias. Como muitos componentes de seu motor eram importados, a Yamaha Brasil também teve de aposentar o modelo.
Nova Ténéré 700, uma espécie de versão final desenvolvida com base no conceito T7 da Yamaha, parece ser a melhor substituta para a recém descontinuada XT 660R, segundo fãs da marca no Brasil.
XT é de extreme, extremo, radical, e o “Z” indica a classificação de velocidade do pneu. YBR = Yamaha do Brasil, 150 cilindradas. Outro modelo de moto on e off-road para uso dentro e fora da cidade.
Em excelente estado de conservação, toda revisada, com 65.030Km, possui manual do proprietário e chave reserva, freios ABS, controle de tração, modos de pilotagem, piloto automático, protetor de motor, realmente sem detalhes. Vale a pena conferir, considere para troca o valor de R$58.900,00.
Com o preço público sugerido de R$ 26.880, o modelo se apresenta como um ótimo custo benefício para aquele motociclista que busca uma moto para toda à prova.
O gerente da loja me explicou que a idéia dos engenheiros ao conceber o escape da xt660 é que ele é tão forte que foi deixado de propósito embaixo do motor para protegê-lo dos choques contra o mesmo.
Equipada com motor monocilíndrico de 660 cm³, rendia 48 cv a 6.000 rpm e 5,95 mkgf de torque a 5.500 rpm. O câmbio era de cinco velocidades. Ela se destacava pela agilidade e resposta rápida do motor.
Enquanto que a XT 660Z utiliza dois discos de 298 mm na dianteira, a XT 660R disponibiliza somente um. As duas motos contam com um disco simples de 245 mm mordendo a roda de trás.