Apesar de ser considerada uma das gerações menos marcantes do Gol, a G4 ficou em linha até 2014, quando foi substituída pelo subcompacto Up. Dessa forma, entre 2005 e 2014, foram mais de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil – a produção é ainda maior, já que o Gol foi exportado para países vizinhos.
Em 2013, se despedia do mercado a segunda geração do Volkswagen Gol. Intitulado Gol G4, a segunda reestilização da segunda geração oferecia resistência, robustez, baixo custo de manutenção, revenda garantida e confiabilidade.
Fim do Volkswagen Gol G4 em 2014 marca o fim de uma era na indústria nacional. O que pode parecer uma coisa corriqueira - o anúncio pela Volkswagen do Brasil acerca do fim de produção do Gol G4 em 2014 -, na realidade marca o fim de uma era da indústria automobilística brasileira.
Como resposta ao mercado, a empresa alemã apressou algumas atualizações para tentar cair de novo nas graças do consumidor brasileiro. O Gol G7 circulou entre 2016 e 2018, até dar lugar à 8ª geração.
A Volkswagen deu sobrevida à atual geração do Gol, a geração 5, enquanto o esperado G6 ainda não chega. Custando a partir de R$ 34.890, o modelo 2017 passa a ter direção hidráulica de série, mas ar-condicionado ainda é opcional.
Apesar de ser considerada uma das gerações menos marcantes do Gol, a G4 ficou em linha até 2014, quando foi substituída pelo subcompacto Up. Dessa forma, entre 2005 e 2014, foram mais de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil – a produção é ainda maior, já que o Gol foi exportado para países vizinhos.
Definitivamente a geração mais odiada do Volkswagen Gol, o G4 foi um salto extremamente negativo de qualidade em relação ao modelo anterior. Enquanto o Gol G3 é considerado a melhor geração do Gol, especialmente por conta do acabamento e oferta de motores, seu sucessor foi a pior.
Assim, a montadora alemã optou por anunciar o encerramento da produção do modelo Gol em dezembro de 2021, e designou o Polo Track como seu sucessor espiritual. Nos seus últimos dois anos no mercado, o Gol figurou em quinto e sexto lugar dentre os automóveis mais vendidos do país.
A partir do Gol Trend, que na verdade é um pacote opcional para os 1.0 e 1.6 (logo, não é considerado para o preço de tabela), é que agregava faróis biparábola, roda aro 14 com calota, chave canivete, conta-giros, porta-objetos e estofamento superior.
A barulheira na cabine é uma das principais reclamações dos donos do Gol G4. O excesso de plásticos de má qualidade costuma virar uma sinfonia em carros mais rodados, em especial no painel frontal nas portas. Portas desalinhadas, a propósito, são outra reclamação.
Se você quer um carro para o dia a dia, econômico e fácil de manter, o Gol 1.0 MPI é a melhor opção. Por outro lado, se precisa de mais potência e conforto para longas viagens, o Gol 1.6 MSI ou o Gol Automático são as escolhas ideais.