Resultado: a Yamaha XT 660R foi fabricada durante 13 anos e só teve a sua linha encerrada em 2018, porque não atendia às novas normas de emissão de poluentes. Confira agora a avaliação, evolução e as especificações básicas desse modelo também conhecido como “XTzona”.
O modelo também parou de ser produzido no País em 2017. Os fãs da XT encheram os posts nas mídias sociais e os grupos de discussão com críticas à aposentadoria do modelo, além de dúvidas sobre o futuro das aventureiras da Yamaha. A única certeza é que a sucessora da XT 660R e da XT 660Z Ténéré não será monocilíndrica.
Em excelente estado de conservação, toda revisada, com 43.849Km, possui manual do proprietário e chave reserva, protetor de motor e carenagem, realmente sem detalhes. Vale a pena conferir, considere para troca o valor de R$44.900,00.
A Yamaha vai encerrar em breve a produção da famosa XT660Z Ténéré. O motivo é a nova fase de controle de emissões (Euro 4) que entrou em vigor na Europa desde o início desta ano. Assim, modelos que não se enquadrarem nas normas terão de ser modificados ou retirados de produção.
Desde seu lançamento em 2019, a Yamaha Ténéré 700 é aguardada pelo fãs brasileiros. A moto seria a substituta natural da finada XT 660 e brigaria em nosso mercado no concorrido segmento de aventureiras médias, onde o modelo mais vendido é a Honda NC 750X.
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Qual a diferença entre XT 660 e XT 660R?
Enquanto que a XT 660Z utiliza dois discos de 298 mm na dianteira, a XT 660R disponibiliza somente um. As duas motos contam com um disco simples de 245 mm mordendo a roda de trás.
Ela já havia sido descontinuada na Europa ano passado, quando deixou de atender os níveis de emissões de poluentes, mesmo motivo que a derrubou aqui. Equipada com motor monocilíndrico de 660 cm³, rendia 48 cv a 6.000 rpm e 5,95 mkgf de torque a 5.500 rpm.
Ela faz em média 23 km por litro de combustível, mas esse valor pode variar um pouco de acordo com o estilo de pilotagem. Além disso, a moto tem um tanque de 15 litros, o que pode gerar uma autonomia de até 345 km.
Na terra, a XT 660R é um “trator”. Com o auxílio dos pneus Metzeler Tourance — de uso misto —, a trail oferece boa dirigibilidade em estradas não-asfaltadas. No asfalto, a velocidade máxima chegar a 170 km/h. Porém, a 100 km/h o consumo é de 20 km/l.
Com o preço público sugerido de R$ 26.880, o modelo se apresenta como um ótimo custo benefício para aquele motociclista que busca uma moto para toda à prova.
A Yamaha XJ6 é tão desejada que seus preços ficam na faixa dos R$ 30 mil, tendo versões customizadas que podem chegar a quase R$ 50 mil. E a demanda pela XJ6 não diminuiu, mesmo após ela ter deixado o mercado em 2019.
A Yamaha XT660 é um motocicleta de dupla finalidade, on / off-road, lançada pela Yamaha Motors como uma substituta para a XT600. É um desenvolvimento da série XT original, uma linha de motos inspiradas nas usadas no rali de Paris Dakar.
O gerente da loja me explicou que a idéia dos engenheiros ao conceber o escape da xt660 é que ele é tão forte que foi deixado de propósito embaixo do motor para protegê-lo dos choques contra o mesmo.
Motor: 660 cm³, monocilíndrico, OHC, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro. Potência: 48 cv a 6.000 rpm. Torque: 5,95 kgfm a 5.250 rpm. Câmbio: cinco marchas, com transmissão final por corrente.
A melhor aerodinâmica também se reflete em um ligeiro incremento de velocidade máxima, para 198 km/h, contra 195 km/h sem a carenagem. Até este ponto, os benefícios da XJ6F podem parecer sutis e talvez ainda prevaleça o gosto pessoal na decisão por pagar R$ 31,7 mil em vez de R$ 29 mil pela naked.
Tanto a XT 660R como a XT 660Z Ténéré não são mais produzidas na Europa desde o fim de 2016, por conta da nova regra de emissões de poluentes da ocasião, o Euro4. Vale lembrar que a Yamaha Midnight Star também deixou de ser produzida no Brasil em 2017.
Lançada em 2004, o modelo passou por poucas modificações até 2018. Além de ajustes de emissões de poluentes, ganhou novos grafismos e pequenas alterações no visual. Sua base é um motor de 1 cilindro e 660 cc de cilindrada, que rende 48 cavalos de potência a 6.000 rpm.