Se você sempre se perguntou do por que o Discípulo de Cristo, João, não morreu martirizado, você encontrará a resposta neste livro. Se você quer conhecer o passado, o presente e o futuro da Igreja de Cristo, você encontrará tudo isso neste livro.
Mateus foi o escritor do Evangelho que leva seu nome. Ele foi chamado por Jesus enquanto estava coletando os impostos, pois ele era um publicano (Mateus 9:9). Dentre os Evangelhos Sinóticos, Mateus foi o único que foi chamado diretamente por Jesus para ser discípulo.
João esteve presente em momentos marcantes da vida de Jesus: no episódio da transfiguração no monte Tabor, Jesus chama Pedro, Tiago e João; na Santa Ceia, quem reclina a cabeça no peito de Jesus é João e no momento da agonia de Jesus na Cruz, foi o único apóstolo que esteve presente até os últimos momentos de Jesus, ao ...
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos. Jesus teve tal predileção por João que esse assinalava-se como “o discípulo que Jesus amava”.
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
O último apóstolo a morrer, João, encontrou um destino muito diferente. Vivendo quase até o final do século I, acredita-se que ele morreu de causas naturais.
Morte. De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
São João. Após os eventos cruciais da vida de Jesus, João encontrou um lar espiritual em Éfeso, uma importante cidade da Ásia Menor. Conhecido como o “discípulo amado”, é tradicionalmente entendido que tenha morrido de morte natural em Éfeso, onde também teria escrito o Evangelho e o livro do Apocalipse.
3. João. Autor de um dos quatro Evangelhos, do livro do Apocalipse e de mais textos que constam na Bíblia, João era considerado o discípulo mais próximo de Jesus. Diferente de todos os outros seguidores de Cristo, ele é o único que aparentemente morreu de causas naturais aos 100 anos de idade, na região de Éfeso.
Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos.
Embora os estudiosos ainda debatam a identidade do discípulo amado, se ele era o apóstolo João, então era a fonte do conteúdo do evangelho, se não o seu autor original. Por que então ele permaneceu sem nome, nunca sendo identificado diretamente como o apóstolo João?
João se descreveu como o discípulo amado porque ele sabia que 'só' ser identificado como amado já é suficiente. Era algo que não dependia das suas boas obras, do seu desempenho, da sua performance, ele simplesmente sabia que era ALVO DO AMOR DE DEUS!!! Ei, você já é o queridinho de Jesus!!
João, o discípulo amado de Jesus. Um pescador, como seus irmãos Simão Pedro e André, tinha uma relação especial com Cristo. É por isso que: Já vimos em muitas ocasiões o quanto Jesus dava importância à amizade, e o quanto ele valorizava os amigos.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
Segundo a tradição Matias evangelizou na Judéia, Capadócia e, depois, na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Colchis, Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus.
Entre os personagens bíblicos da Semana Santa destaca-se o de Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu e entregou Jesus para ser torturado até a morte. De acordo com as páginas da Bíblia, esse homem fazia parte do círculo próximo do filho de Deus, mas não recebeu o título de santo.