Mandados para os EUA como carros de entrada, tinham motor AP 1.8 com injeção eletrônica, ainda que rudimentar, soldas melhores e diferenças estéticas pontuais. No mercado americano, duraram até 1993, e no Brasil, o Voyage de primeira geração saiu de linha em 1996.
No Brasil, o Volkswagen AP equipou os seguintes veículos: Passat, Santana, Santana Quantum, Gol, Parati, Voyage, Saveiro, Apollo, Logus, Pointer, Polo Classic e Van.
Os motores 1.6 16V e 1.0 de 3 cilindros saem de linha e o Fox passará a ser oferecido apenas na opção 1.6 8V. O Fox saiu de linha após 18 anos, em 2021.
Esse Fox é diferente de todos que você já viu - Ep 1 // Caçador de Carros
Qual o último ano do motor AP?
Família de motores foi produzida no país durante 26 anos - propulsor fez sucesso por ser simples e robusto. O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013.
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
Este, inclusive, era o slogan do Fox: "compacto para quem vê, gigante para quem anda". O modelo conquistou muitos brasileiros, porém conta com algumas reclamações recorrentes por parte de seus proprietários. As principais queixas são sobre barulhos na caixa de direção, problemas de óleo motor e perda de força do motor.
Portanto o top de linha da filosofia Volkswagen é o Fox Highline, o mais completo modelo atualmente no mercado. Equipado exclusivamente com o motor 1.6l MSI e a opção entre a transmissão automática I-MOTION ou câmbio manual com 6 velocidades.
Ao mesmo tempo chegava o AP-800 1.8, de 94 cv, que impulsionava Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O AP (sigla para "Alta Performance") também fez sucesso no Gol GT, que tinha o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv.
Os motores AP tinham o comprimento de suas bielas 144 mm ante 136 mm, os pistões tinham saia mais curta, menores e mais leves, o novo bloco tinha um ligeiro aumento em sua altura, as passagens de água do bloco para o cabeçote eram mais eficazes, os dutos de admissão e escapamento foram otimizados.
O motor AP, sigla para Alta Performance, surgiu em 1985, quando a Volkswagen corrigiu esse problema. Instalaram bielas maiores, de 144 mm, pistões de maior diâmetro e virabrequim com menor curso (comparando os 1.6 entre si). Foi o suficiente para garantir aos 1.6, 1.8 e 2.0 8 válvulas um ótimo funcionamento.
Com o novo motor, o Fox ficou mais econômico: 8,8 km/l e 12,7 km/l na cidade e 9,9 km/l e 14,4 km/l na estrada, sempre considerando etanol e gasolina, respectivamente. Outros dois motores 1.6 foram oferecidos no Fox entre 2014 e 2021. Nesse caso, o câmbio pode ser manual de 5 ou 6 marchas ou automatizado de 5.
Inicialmente, o motor AP estava disponível nas variações 1.6 (AP-600), 1.8 (AP-800) e 1.8 S (AP-800S). Esses motores traziam o mesmo bloco, cabeçote e bielas, variando em componentes como pistões, virabrequim e comando de válvulas.
Pontos negativos: conforto não é o forte se o motorista for muito alto. e temos o problema crônico do cabeçote (mas de manutenção "barata" e bem conhecida no mercado) que até o momento não tive.
O Fox também é mais eficiente que o Palio nas frenagens. A suspensão é firme, mas não chega a comprometer o conforto de rodagem. Isso ajuda na estabilidade do modelo, cujo centro de gravidade é mais alto que o de um carro, por assim dizer, normal. Prazer ao dirigir conta muito, mesmo nesta categoria de veículo.
Se na hora de dirigir os dois se mostram parecidos e com boa dose de força em baixas rotações, na pista de testes o Fox teve rendimento inferior ao Gol, especialmente na retomada de 60km/h a 120km/h, realizada em 4ª marcha em 5s3. De quebra, ele também foi o menos econômico em ciclo urbano e rodoviário.
O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar eventualmente no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox. Além disso, outros itens também o tornam diferente do irmão, como: estepe externo, o quebra-mato integrado ao para-choque, […]
O Volkswagen Fox entrou no mercado brasileiro em outubro de 2003, como linha 2004. No entanto, após dezoito anos de produção nacional em São José dos Pinhais, no Paraná, a fabricação do modelo foi encerrada em novembro de 2021.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor. Antonio Soares fora do Brasil tinha o CHT turbo de fábrica, andando forte.
Normalmente motor ap vira os 100000 sem abrir.... Meu pai teve uma quantum cg turbo 85, desde os 5000km foi turbo, ele abriu o motor com 115000 pra retificar..