Qual frase está correta: o apartamento fica no andar de baixo ou o apartamento fica no andar debaixo?
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Muitas pessoas, ao escreverem, ficam em dúvida. A verdade é que ambas existem — debaixo e de baixo —, portanto, estão corretas.
“Debaixo” é um advérbio que indica um lugar abaixo de algo ou alguém. “De baixo” é uma expressão formada pela preposição “de” mais o adjetivo ou advérbio “baixo”. “Debaixo” e “embaixo” são sinônimos e indicam que algo ou alguém está sob algo ou alguém.
O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso.
Qual o correto: embaixo das cobertas ou debaixo das cobertas?
Embaixo é um advérbio de lugar. Ele deve ser utilizado sempre que quisermos transmitir uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, abaixo, debaixo, inferiormente.
Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém. Portanto, são conceitos diferentes.
Como dissemos, esse termo é utilizado para fazer oposição à expressão “cima”. Por exemplo: andar de baixo/andar de cima. Veja os exemplos para ficar mais claro.
“Debaixo” é uma palavra composta através da justaposição. Isto é, quando duas palavras se unem para formar outra: de + baixo = debaixo. Já “de baixo” é uma palavra composta pela união de um preposição (de) e por um adjetivo ou por um substantivo, a depender do contexto: de + baixo = de baixo.
Se o sujeito estiver no plural (as férias, as informações, as atividades), o verbo também deve ficar no plural (chegarem, seguem, encerraram-se). Da mesma forma, se o sujeito estiver no singular, o verbo deve acompanhá-lo e também ficar no singular: Segue a informação para a elaboração do relatório.
“Segue em anexo” ou “segue anexo”: qual o certo? As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, o mais recomendado é “segue anexo”, evitando o uso da preposição “em” na linguagem jurídica.
Debaixo é um advérbio que significa «em posição ou lugar inferior» e é equivalente a sob: – A bola está debaixo/ sob a mesa. De baixo é uma locução adverbial equivalente a «de um nível inferior»: – Pintei a parede de baixo para cima.
Qual a diferença? Obrigado. Segundo o Dicionário da Porto Editora, baixar significa «pôr baixo ou em baixo; fazer descer; arriar; apear; abater; diminuir; inclinar; fazer pender». O mesmo dicionário considera abaixar «tornar mais baixo; fazer descer; baixar; submeter; humilhar».
A expressão “a baixo” ocorre quando a preposição “a” aparece ao lado da palavra “baixo”. Observe: Oferecemos produtos de qualidade a baixo preço! Nesse caso, a preposição “a” aparece ao lado do adjetivo “baixo”, que especifica o substantivo “preço”.
As duas palavras estão corretas e devem ser usadas de acordo com o contexto da frase. Abaixo ou a baixo são duas palavras homônimas que expressam sentido de posição. Contudo, quando a palavra é escrita sem separação admite valor de advérbio de lugar, cujo sinônimo é de “embaixo”.
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.