Na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro — travar as rodas dianteiras pode causar acidentes. Mas, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ambos os freios são importantes para uma frenagem correta.
Elas são: desacelerar, acionar o freio traseiro, acionar o freio dianteiro, soltar o freio dianteiro e soltar o freio traseiro. Dessa forma, você garante que vai conseguir parar a moto percorrendo a menor distância e desgastando menos os seus componentes.
Se a roda traseira travar, não solte o freio traseiro. Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente.
FREIO A DISCO – Cada vez mais utilizado em motos de todo tipo, potência e tamanho, o sistema de freio a disco é composto do disco propriamente dito e o cáliper, também chamado de pinça.
Qual a sequência ideal para uma frenagem perfeita?
O ideal é dosar a força dos dedos no manete dianteiro de uma forma progressiva e paulatina até chegar o curso total do manete. Claro, a teoria é linda. A maioria dos motociclistas ao fazerem este teste comentam que “dá um medão danado pois parece que a moto vai jogar você de boca no chão ou vai escorregar de frente…”.
Freio dianteiro e traseiro | É assim que você deve FREAR na rua
Qual a forma correta de parar a moto?
Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente. Muitas pessoas não gostam de acionar o freio dianteiro, mas não tenha medo: é ele que fornece o maior poder de força de parada. Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas.
Nunca faça isso, apertar a embreagem primeiro e depois o freio. Dois motivos, primeiro, porque às vezes. você só quer frear. e não tem a necessidade de reduzir a marcha, só quer diminuir a velocidade mesmo.
Embora seja mais comum em motos de alta cilindrada, o freio ABS está se tornando cada vez mais padrão em modelos de todos os segmentos. Isso é ótimo, pois proporciona maior segurança aos motociclistas.
Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo; Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.
A importancia de subir as rotações do motor antes de entrar na curva (através da redução de marcha) é para sua utilização como “freio motor” caso necessário. Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva. Basta fechar a manete de aceleração que a moto reduzirá e inclinará ainda mais, ajudando na curva.
Quando isso ocorre, utilizamos apenas uma fração do poder de frenagem que podemos precisar. O ideal em situações de emergência é equilibrar a utilização do freio dianteiro e traseiro.
Mesmo com auxílios modernos para o piloto, acelere suavemente e use seu ângulo de inclinação com moderação. Manter a moto de maneira mais vertical possível reduz as chances de derrapagem em pontos escorregadios das vias. Além de saber como frear a moto na chuva, aumente a distância entre você e o veículo da frente.
Para a frenagem correta, pise fundo no freio, com firmeza e rapidamente, mas não de uma só vez. Você vai sentir a força do freio pulsando sob seu pé, por isto, coloque pressão no pé esquerdo contra o apoio dos pés para estabilizar o corpo, não se assuste e nem solte.
Fique atento ao trânsito e tente prever as situações de perigo, para evitar as frenagens bruscas, que podem levar o piloto ao chão. A dica é sempre frear com cautela e utilizando o freio dianteiro e traseiro constantemente.
Segurança em emergências. Em situações de emergência, como uma falha no sistema principal de freios, o freio de mão pode ser usado como uma medida adicional para parar o veículo. Isso pode ser vital em situações onde a capacidade de parar o veículo rapidamente é essencial.
Uma motocicleta tipo “street”, seja uma CG 160 ou uma CB 650F, tem no freio dianteiro seu comando principal, prioritário. É ele que deve ser acionado com mais energia, cabendo ao freio traseiro um papel coadjuvante.
A resposta é bastante simples: mais de 80% da força de frenagem é feita pelas rodas dianteiras. Por isso, os freios dianteiros são maiores que os traseiros.
Os freios CBS são mais eficientes que os freios ABS, usados principalmente em motocicletas. Por meio dele, a força de frenagem é distribuída por todas as rodas por meio de um único comando, como o pedal do freio.
Essa é uma duvida que muita gente tem e que muitas pessoas repassam de forma ERRADA falando que não pode frear a moto na curva... na verdade vc DEVE frear a moto na curva.
Comece a frear pressionando o pedal o máximo possível. 3. Puxe a alavanca do freio rapidamente, mas sem movimentos bruscos. Quando as pastilhas do freio estiverem totalmente engatadas, aumente rapidamente a pressão de frenagem, em quantidades significativas.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.
Assim como no carro é um erro permanecer com o pé em cima do pedal da embreagem, nas motos a situação é semelhante. Não devemos ficar com a mão sobre o manete porque isso gera um desgaste maior, aumenta o consumo de combustível, diminui o desempenho da moto e faz o motor durar menos.