A fruta jabuticaba possui vitaminas e minerais essenciais que apoiam o microbioma intestinal, regulariza os movimentos intestinais e previne a desidratação.
Mas, apenas o abacaxi e o maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora e açaí. Estima-se que o país tenha entre 200 e 300 espécies, porém apenas algumas ganharam popularidade e outras ficam conhecidas apenas em âmbito regional.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.
Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.
Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.
A melancia e a romã foram trazidas do continente africano. Da Europa, vieram a maçã e a pera. De outras regiões das Américas do Sul e Central, temos o abacate, a acerola, o abacaxi, o cacau, a goiaba, o guaraná e o mamão.
Contudo, as “estrelas” dos pomares paulistas são a laranja e o limão. Responsável pela produção de mais de 13,7 milhões de toneladas de laranja, São Paulo ganha disparado do segundo colocado, Minas Gerais, com 1,1 milhão de toneladas produzidas em 2020.
espécies frutíferas nativas da região sul do Brasil, incluindo o Estado do RS: • Araçá - Psidium cattleyanumSabine • Butiá - Butia spp. Cerejeira-do-rio-grande - Eugenia involucrataDC. Goiabeira-serrana - Acca sellowiana (O. Berg.)
Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis. O consumo de frutas diariamente oferece benefícios para a saúde por serem alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Qual a origem da maçã? A macieira possui o nome científico de Malus domestica. Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso.
A melancia (Citrullus lanatus Thumb. Mansf.) é uma planta originária das regiões tropicais da África Equatorial. Atualmente, no Brasil, é considerada uma das mais importantes olerícolas produzidas e comer- cializadas, sendo superada, apenas, pelas culturas de tomate, batata e cebola.
O morango é uma espécie originária da Europa, resultado da hibridização de duas plantas: F. chiloensis e F. virginiana. É uma planta rasteira, que conforme cresce, cria novas folhas e raízes, expandindo-se continuamente.
Freixa e Chaves (2008) também concordam que a fruta, coco, é de origem asiática, porém afirmam que foram os africanos que o trouxeram para o Brasil e Radel (2012) ressalta que o fruto foi trazido das praias de Cabo Verde para a Bahia pelos portugueses e o coqueiro foi levado pelos portugueses para Cabo Verde na volta ...
Liderança em Produção - Entre as frutas mais produzidas no Brasil, a laranja assume a liderança incontestável. Com uma produção de 17 milhões de toneladas e um valor de R$ 16,3 bilhões, de acordo com dados da Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE), a laranja mantém sua posição de destaque na fruticultura brasileira.
Heisteria é uma fruta brasileira rica em vitaminas e antioxidantes. Nativa do Cerrado e da Mata Atlântica, a heisteria é uma fruta brasileira rica em vitaminas, fibras e agentes antioxidantes que ajudam bastante a fortalecer a imunidade.