Mamão: rico em fibras, possui função laxativa, o que ajuda na aparência da pele. Contém ainda betacaroteno, licopeno e vitamina C, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Laranja, limão, tangerina e acerola são frutas cítricas ricas em vitamina C, que, além de combater o envelhecimento precoce, ainda ajuda o corpo a absorver o ferro. Além de ser rico em vitamina E, é fonte de gorduras boas que ajudam a combater o colesterol "ruim" (LDL).
Frutas vermelhas, nozes, brócolis, cacau e açaí são exemplos de superalimentos conhecidos por seu alto teor nutricional e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Conheça os alimentos que retardam o envelhecimento
Qual é a fruta que deixa a pessoa mais jovem?
Se o objetivo é uma pele do rosto linda e hidratada de maneira fácil e rápida, o abacate é o alimento certo. Rico em antioxidantes, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, o abacate pode ser usado para repor as vitaminas da pele, tornando-a mais jovem e bonita.
Aqui temos mais uma opção de frutas com colágeno: as frutas vermelhas. Amoras, mirtilos, framboesa, morango, todas são ricas em vitamina C. Elas contêm ainda uma boa quantidade de ácido elágico, outro defensor ferrenho da pele em relação aos danos causados pelo sol.
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.
Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez.
Uvas roxas e rosadas e frutas vermelhas como morango, amora, framboesa. Essas frutas são fontes de resveratrol, que é um polifenol com uma potente ação antioxidante que reduz a ação de radicais livres e a inflamação da pele, além de ser um poderoso aliado no rejuvenescimento da pele e no tratamento do melasma.
A vitamina C é a queridinha da vez! A maior ação dessa substância é o seu poder antioxidante, que auxilia na diminuição do estresse oxidativo causado pela poluição e radiação solar, prevenindo, assim, os sinais do envelhecimento precoce, como rugas e flacidez.
CASTANHA, NOZES E AMÊNDOA: Contêm ácidos graxos poli-insaturados importantes para a vitalidade da pele e vitamina E. IOGURTE NATURAL: O cálcio ajuda na contração muscular. ABÓBORA, CENOURA, MELÃO E PÊSSEGO: contêm vitamina A, responsável pela regeneração da pele.
Entretanto algumas espécies de plantas medicinais, como a Curcuma longa, Panax ginseng e Rhodiola rosea, apresentam propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento e doenças.
O ômega-3 contido nos peixes oleosos (salmão, atum, sardinha, cavalinha…) ajuda a manter nosso cérebro jovem e em forma. Os vegetarianos e veganos também podem usar linhaça, óleo de linhaça, nozes ou microalgas e obter toda a carga de estimulantes da juventude em seu prato.
Ameixa. As ameixas também são aliadas a pele perfeita, pois têm ação antioxidante que neutraliza os radicais livres e ajuda a combater o envelhecimento e os danos ambientais, atuando como proteção contra os raios ultravioletas.
Além disso, entram na lista a vitamina A e E. O que comer: frutas cítricas, morango, kiwi, acerola, goiaba, fígado, ovos, leite integral e derivados, batata-doce, vegetais verde-escuros e oleaginosas.
Alimentos ricos em vitamina C: Brócolis, couve de Bruxelas, pimentão, goiaba, acerola, manga, beterraba, laranja, limão, abacaxi, kiwi, morango, melão, pimentão vermelho e verde, couve, salsa, couve e nabo. O Selênio é um poderoso mineral antioxidante responsável pela manutenção da firmeza e elasticidade da pele.
Os índices UVA e UVB são extremamente agressivos para a derme e são responsáveis por 90% dos casos de envelhecimento precoce. Isso acontece porque a radiação aumenta os índices de radicais livres que danificam as células de colágeno e elastina, contribuindo para a flacidez e outras queixas.
O envelhecimento da pele acontece quando, além do processo natural provocado pela idade, existe uma aceleração da formação de flacidez, rugas e manchas devido aos hábitos de vida e fatores do ambiente. Entre eles estão poluição, má alimentação, fumo e, principalmente, a exposição solar sem proteção.
As primeiras a aparecer são as linhas finas. Essas pequenas e rasas rugas tendem a ficar visíveis nos cantos externos dos olhos. Elas são também conhecidas como marcas de sorriso ou pés de galinha, podem também ser encontradas nas bochechas.
— A acerola tem alto nível de vitamina C, antioxidantes, fibras, vitaminas, reguladores intestinais e baixas calorias — explicou María Julia Fagiani, técnica de pesquisa em culturas tropicais da estação experimental.
Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos antienvelhecimento ajuda a incentivar a produção de colágeno.
Os ácidos vivos presentes no leite e nos produtos lácteos em geral aumentam a regeneração do colágeno no corpo. Portanto, é importante para a saúde de sua pele consumir leite, iogurte e queijo.