Além disso, enquanto o downpipe consegue garantir um ganho de potência entre 5 a 6 cavalos, o Remap consegue melhorar o desempenho do seu veículo em até 30%.
O veículo ganha potência com o Downpipe? Sim! Estima-se um ganho de potência média de 10 a 20 cavalos em motores com esse tipo de alteração no sistema de exaustão.
A melhor razão para comprar um downpipe é que o ganho de desempenho é perceptível em uma ampla gama de RPMs. Embora seja geralmente aceito que a instalação dele adicione “apenas” 10 a 20 cavalos de potência. No entanto, esse ganho é perceptível sempre que o turbo estiver engatado.
O downpipe é uma peça que substitui a seção do escapamento do carro entre o turbo e o sistema de escape principal. Ele é projetado para melhorar o fluxo de gases de escape, o que pode resultar em um aumento na potência e eficiência do motor.
O que o Downpipe Substitui? O downpipe substitui a parte do sistema de escapamento que normalmente seria a saída da turbina. Em sistemas de escapamento de fábrica, essa área pode ser mais restritiva, limitando o desempenho do turbo.
O downpipe é um componente do sistema de escapamento de um carro que fica entre o turbocompressor e o catalisador. Ele é responsável por transportar os gases de escape do turbocompressor para o catalisador.
Para regularizar essa modificação, basta procurar o Detran do seu estado e iniciar a solicitação de mudanças nas características de seu veículo. Em alguns lugares, pode ser necessário obter certificações e aprovações específicas para modificações no sistema de escapamento.
Downpipe é O Sistema De Ligação Entre A Turbina E O Restante Do Escapamento (Catback), Eliminando Do Conversor Catalítico E Redimensionamento Do Diâmetro Da Tubulação, Visando Melhorar A Vazão Dos Gases Do Escapamento, Diminuindo A Restrição E Promovendo Assim Aumento De Potência E Torque.
Em resumo, a cilindrada é a medida de potência de um motor. Ela corresponde ao volume da mistura do combustível e ar em litros que o motor consegue queimar em cada movimento dos seus pistões. Dessa forma, quanto maior o deslocamento, mais potência do motor, e quanto menor o deslocamento, menos combustível ele consome.
A potência do carro, portanto, vai variar mediante as características mecânicas do motor: quantidade de câmaras de combustão, número de válvulas e pistões, entre outras.
Além disso, enquanto o downpipe consegue garantir um ganho de potência entre 5 a 6 cavalos, o Remap consegue melhorar o desempenho do seu veículo em até 30%.
O ganho de potência do filtro de ar esportivo é pouca, segundo a revista Quatro Rodas, o aumento pode chegar no máximo a 3%. Para efeitos de comparação, se o motor do carro é de 100 cv, a utilização do filtro de ar faz com que ele tenha 103 cv.
Os ganhos de potência variam de acordo com o tipo de veículo, mas em geral, motores aspirados podem alcançar cerca de 10%, enquanto os sobrealimentados podem atingir até 30%. O aumento notável em potência e torque torna o “Stage 2” uma escolha irresistível para entusiastas automotivos.
Stage 4. O stage 4, o maior de todos, é realizado por poucas empresas devido à especificidade, inteligência exigida, equipamentos e equipe qualificada envolvidas no processo. É o mais alto grau de remap, levando o carro a outras possibilidades de performance, motorização, potência e velocidade.
R: Para stage 1 os ganhos obtidos variam de acordo com a capacidade mecânica de cada. Em regras gerais os ganhos ficam entre 10% para os motores aspirados e 30% para os motores sobrealimentados (turbo).
Sobre você precisar fazer remap ao instalar um downpipe, em alguns casos pode ser indicado e necessário sim, em outros não. Em alguns casos a simples troca da peça original pelo Downpipe fará com que o veículo entre em proteção e fará com que seja ativada a LUZ DE CHECK no painel.
Downpipe é um sistema de ligação entre a turbina e o restante do escapamento, sua principal função é proporcionar maior vazão por não ter “barreira” e restrição ao fluxo de gases do escapamento com a retirada do catalisador. Desta forma, a rotação do turbo aumenta e o turbo lag diminui.
Na prática, o CTB não tem nenhuma regra que proíbe modificar o escapamento original do carro. Sendo assim, apenas usar escapamento esportivo jamais é um motivo para infração de trânsito.
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece que o nível de ruído emitido pelo escapamento do veículo não deve ultrapassar 99 decibéis a uma distância de 7 metros. Além disso, é proibido o uso de escapamentos que não tenham o catalisador ou que as saídas de ar estejam direcionadas para cima.
230, XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe em conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, considerada infração grave, com multa (R$ 195,23) e retenção do veículo até sanar a irregularidade.