Garrafas de aço inoxidávelNão há o risco de intoxicação por compostos químicos, como acontece com os modelos feitos de plástico ou alumínio, é mais higiênica e pode ser lavada na máquina de lavar louça.
As garrafas de aço inoxidável são consideradas uma das melhores para escolher. O aço inoxidável é considerado o material mais reciclável do mundo, além de não conter riscos de intoxicação por compostos químicos.
Garrafas de aço inoxidável: mais duráveis e seguras
É perfeito para você que quer uma garrafa para levar na bolsa. O aço inoxidável também é um material super fácil de higienizar, sendo muito seguro para a saúde.
O aço inoxidável, o cristal ou o vidro são ótimas opções de materiais para a sua garrafa de água reutilizável! O aço é um material bastante utilizado em garrafas térmicas pois ajuda a manter as bebidas quentes ou frias. O vidro é um material utilizado há séculos para armazenar água e outros líquidos.
A garrafa de água de plástico com símbolo de reciclagem 1 na embalagem (as PET) também apresentam problemas, pois podem contaminar a água com outras substâncias de desregulação endócrina e químicos estrogênicos que causam problemas hormonais, como foi identificado por um estudo de 2010.
Garrafas reutilizáveis acumulam bactérias, diz estudo
Qual o plástico é tóxico?
Qual tipo de plástico é tóxico? De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem três substâncias que se destacam pelo alto poder de causar danos à saúde humana: Bisfenol-A ou BPA, os ftalatos e o estireno.
O alumínio é um material reconhecidamente adequado para uso em utensílios que entram em contato direto com alimentos, sem nenhum efeito nocivo ao organismo humano, conforme atesta a Food and Drug Administration - FDA, órgão oficial de saúde dos Estados Unidos e a ANVISA, no Brasil.
Não há o risco de intoxicação por compostos químicos, como acontece com os modelos feitos de plástico ou alumínio, é mais higiênica e pode ser lavada na máquina de lavar louça.
Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.
O problema, segundo a especialista, começa na composição: — Qualquer plástico tem uma chance maior de liberar compostos que podem não ser interessantes para a saúde. Pela pequena durabilidade, é muito mais fácil que as garrafas plásticas sofram danos, o que aumenta o risco de adesão de microrganismos.
Nesse contexto, as garrafas térmicas fabricadas em aço inox se destacam como excelentes alternativas, pois são itens leves, dificilmente quebram e suportam quedas acidentais e impactos.
Melhor marca de garrafa do mercado sem sombra de dúvidas é a STANLEY! Pacco é boa mas não se compara a clássica Stanley! E essa de 710ml é perfeita e atende a todas as necessidades! E é muito LEVE!
Evite Plástico com Códigos Suspeitos: Se você ainda optar por copos de plástico, evite os códigos de reciclagem 3 (PVC) e 7 (outros plásticos, incluindo BPA), pois esses tipos de plásticos são mais propensos a liberar substâncias nocivas.
As opções mais seguras para evitar contaminação microbiológica são garrafinhas, squeezes e copos de material metálico ou de vidro, pois o plástico é mais propenso à aderência de microrganismos, por ser mais poroso. O uso desses recipientes deve ser individual.
Segundo a Agência Internacional de Energia, as indústrias de produção de vidro plano e de embalagens emitem mais de 60 megatoneladas de CO2 por ano. Pode ser surpreendente, mas o estudo de Brock concluiu que as garrafas de plástico causam menos danos ao meio ambiente do que as de vidro.
Quando aparece o número 7, significa que o plástico em questão não pode ser caracterizado por nenhum dos outros 6 tipos citados anteriormente. Nessa categoria, estão todos os outros polímeros, daí a dificuldade de se apontar exatamente de qual material é feita aquela embalagem de plástico.
Para quem utiliza os potes plásticos com alimentos, o código tipo 5 para designar o polipropileno, é um dos mais comuns, oferecendo uso seguro no micro-ondas. Legenda da imagem : Símbolo de BPA free, indicando que o material não possui esse tipo de substância na composição.
Principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. As aplicações a base de bisfenol A, pelas propriedades conferidas ao material por essa substância, são muitas.
- Em casa, o vidro, é a melhor opção para conservar água, dentro e fora do frigorífico. As garrafas de alumínio não enfrentam os mesmos problemas do plástico quando o assunto é reciclagem, já que o alumínio tem uma elevada taxa de reciclagem.
O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.
Consumir apenas água sem repor eletrólitos pode ser perigoso. O médico alerta sobre os perigos teóricos de usar garrafas de 1L, como a Stanley Quencher Tumbler, durante o dia, sugerindo que isso pode diluir eletrólitos. Recomendações incluem beber apenas duas a três garrafas por dia para evitar complicações.
Beber água com limão não tem efeito milagroso, mas a prática é vista pelos especialistas como uma estratégia que colabora para o consumo diário da quantidade de vitamina C suficiente para atender às funções que ela tem em nosso organismo. A quantidade recomendada é 75 mg para mulheres adultas, e 90 mg para homens.
Risco de contaminação química: Em alguns casos, a água fornecida pelos bebedouros públicos pode conter substâncias químicas, como chumbo ou cobre, provenientes das tubulações antigas. Essas substâncias podem se dissolver na água e representar um risco à saúde se consumidas regularmente.