O processador i5 de 12ª geração foi lançado em setembro de 2022 e representa a categoria intermediária dos novos chips da Intel. Esta nova geração também inclui os processadores i3 (os mais básicos), i7 (os mais avançados) e i9 (os modelos top de linha).
O processador i5 12ª geração foi lançado em setembro de 2022 e é o representante do segmento intermediário entre novos chips da Intel. A nova safra tem também processadores i3 (os mais básicos), i7 (mais avançados) e i9 (os top de linha).
A cada ano, uma nova leva de novos processadores é lançada no mercado, as chamadas gerações. Em setembro de 2022, por exemplo, foi lançada a 13ª geração dos processadores Intel Core i5. O mais comum de encontrarmos no mercado, no entanto, são as 10ª. 11ª e 12ª gerações.
A geração do processador é o primeiro número após i9, i7, i5 ou i3. Aqui estão alguns exemplos: O processador Intel® Core™ i9-14900HX é da 14ª Geração porque o número 14 consta após i9. O processador Intel® Core™ i7-13700K é da 13ª Geração porque o número 13 consta depois de i7.
Atualmente está sob a 10º geração de processadores intitulada Comet Lake, que, assim como a Skylake utiliza litografia de 14nm, com processo de fabricação usando transistores 3D FinFET, aumentando em quase três vezes a capacidade de fabricar transistores menores para processadores comparado a primeira geração.
Qual a diferença entre processadores core i3, i5 e i7? | qual melhor processador?
Qual é melhor, i7 ou i5?
O i5 é um processador multipropósito que oferece um desempenho sólido em jogos, navegação web e tarefas básicas. O Intel Core i7 tem mais poder de processamento, sendo melhor para jogos de alta performance, criação de conteúdo, edição de arquivos multimidiáticos e aplicativos especializados.
Processadores Core i3 geralmente têm menos núcleos e clock mais baixo em relação às linhas superiores, mas são suficientes para usuários que não precisam de muita potência; Core i5: é um passo acima do Core i3, sendo destinada para usuários intermediários.
O segredo está nas entrelinhas: um i3 normalmente vem com dois ou quatro núcleos de processamento, enquanto os i5 e i7 vêm com até seis ou oito, e o i9 ultrapassa todos os limites com até 18 núcleos. Quanto mais núcleos, mais tarefas o processador pode executar ao mesmo tempo.
O Intel Core i5 é um dos tipos de processadores produzidos tanto para desktops quanto notebooks. Sua primeira versão foi lançada em setembro de 2009, com o nome de Core i5 750. Já nessa primeira leva, o processador tinha como intuito oferecer um bom equilíbrio entre o preço e um bom desempenho da máquina.
O melhor representante do segmento é o Core i5-12400F, um modelo que concorre diretamente com o Ryzen 5 5600 e tem desempenho similar. Inclusive, esse modelo também aparece na lista de melhores CPUs Intel para jogos.
Qual a última geração de processadores Intel 2024?
Durante a CES 2024, que ocorreu no mês de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos, a Intel revelou mais detalhes da 14ª geração de processadores para desktops. Em dezembro de 2023, a empresa já havia anunciado os processadores Core Ultra, além de anunciar notebooks equipados com Inteligência Artificial (IA).
Os processadores "K" de desktop Intel Core de 13ª geração e o chipset Intel Z790 estarão disponíveis a partir de 20 de outubro de 2022, incluindo processadores encaixotados, placas-mãe e vendas de sistemas desktop.
Gerações mais recentes geralmente oferecem um aumento de desempenho em relação às anteriores. Isso significa que as tarefas serão executadas de maneira mais rápida e eficiente, melhorando a sua experiência geral. Além disso, cada geração traz consigo novas tecnologias e recursos.
O processador i5 de 12ª geração foi lançado em setembro de 2022 e representa a categoria intermediária dos novos chips da Intel. Esta nova geração também inclui os processadores i3 (os mais básicos), i7 (os mais avançados) e i9 (os modelos top de linha).
Os processadores Core i5 e Core i7 destacam-se quando se procura CPUs que são boas para jogos. O Core i5 é menos caro, mas o Core i7 tem um melhor desempenho enquanto multitarefa. Se for uma streamer, gastar um pouco de dinheiro extra e obter o Core i7 seria uma opção melhor.
Para os gamers que querem o máximo da qualidade, o mais potente dos processadores anunciados é o Intel Core i9 14900K, com seis novas versões que saem da caixa com até 24 núcleos e 32 threads, com frequência de até 6 GHz -- o que, segundo a empresa, o torna o processador de desktop mais rápido do mundo.
Intel Core i5 e i7 são duas famílias de Intel Core; a principal vantagem de um i7 sobre um i5 da mesma geração reside geralmente no facto de ter um melhor desempenho em multitarefas, edição de fotografia e vídeo, e, em geral, no tratamento de cargas pesadas de trabalho. É por isso que o i7 é mais caro.
Se a sua intenção é saber qual o melhor processador para notebook caso trabalhe com edição de vídeo, jogos ou outras tarefas intensivas, o melhor chip é o Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7. Esses chips são capazes de lidar com operações de alto desempenho.
Construído para jogos modernos. Desenvolvidos para gamers que buscam desempenho máximo para jogar os títulos mais recentes e também a capacidade de enfrentar outras cargas de trabalho. Os novos PCs com processadores Intel® Core™ da 14ª Geração ajudam a tornar tudo isso possível.
AMD Ryzen: Os processadores Ryzen geralmente oferecem melhor custo-benefício, com preços mais competitivos em relação aos modelos Intel Core equivalentes. Intel Core: Os processadores Intel Core podem ser mais caros, especialmente os modelos topo de linha.