A versão de PC entrega maior qualidade em texturas, sistema de iluminação, sombras e outros detalhes gráficos, superando em tudo a versão de PS5. Sua opção de ray tracing traz reflexos e sombras aprimorados, além de adicionar poças que não estão disponíveis sem ray tracing.
Por um lado, os consoles, como o Xbox e o PS 5, oferecem uma experiência mais simplificada, em que tudo é plug and play. Já o PC gamer, embora exija mais conhecimento técnico e investimento em hardware, pode oferecer uma performance superior e gráficos mais detalhados.
Com 52 unidades computacionais a 1,82GHz e 12TFLOPs, o console consegue reproduzir gráficos em até 4K e aproveitar as tecnologias de Ray Tracing para deixar sombras e raios de luz mais realistas. O PS5 tem especificações mais modestas, mas não fica muito atrás na hora de rodar os jogos.
A estrela mais recente no céu da Microsoft, a Série Xbox S brilha com o poder do Ray Tracing, que faz com que os gráficos ganhem vida como nunca antes.
Novos rumores sobre o PlayStation 5 Pro surgiram recentemente, destacando as possíveis configurações do console. O principal destaque é o grande ganho de desempenho, que poderá ser equivalente ao da placa de vídeo Radeon RX 7800 XT — enquanto o PS5 normal tem desempenho similar à Radeon RX 6700.
Consoles são simples, fáceis de usar e mais baratos
Embora os custos relativos de consoles e PCs sejam discutíveis, geralmente os consoles custam menos do que os PCs gamer. Além disso, os consoles mais novos podem ser usados para transmitir filmes, programas de TV e música, sendo outro benefício do console.
Se você prefere os games exclusivos da Microsoft como “Forza” e “Halo”, o ideal é o Xbox Series X. Agora, se você pode gastar um pouco mais e ter a experiência de jogar os exclusivos da Sony, como “God of War”, “Homem Aranha”, “The Last of Us” e “Horizon Forbidden”, a compra certa vai ser o Playstation 5.
Outro ponto levantado é a via de transferência desses dados: devido ao seu foco em resolução 4K e 120 fps, o PlayStation 5 usa canais de 8 bits para envio e recebimento de pacotes de transferência.
Se você valoriza a capacidade de personalização e deseja explorar o potencial máximo dos jogos modernos, um PC gamer pode ser a escolha certa para você. Se a praticidade, a acessibilidade e a experiência de jogar exclusivos são suas principais prioridades, um console pode ser a melhor opção.
permite que você jogue jogos do PS4 em Blu-ray Disc ou baixados da PlayStation Store. Você também pode se divertir com uma seleção de jogos do PS4 que estiveram presentes por gerações, incluídos em sua assinatura PlayStation Plus, sem custos adicionais.
Para quem busca ir além dos jogos e também trabalhar e produzir conteúdos pela internet, o PC pode ser uma opção mais interessante visando o médio e longo prazo. Agora se você é fissurado por um joystick raíz e que não abre mão de ficar deitado no conforto do seu sofá, o PS5 pode ser a opção mais plausível.
O console é o menos usado por ser bastante caro no Brasil, e também por ser mais “engessado” – a maioria dos sistemas de console são fixos, e têm menos flexibilidade de uso do que o computador, por exemplo. Porém, um grande forte são as exclusividades e comunidades de cada console.
Consoles têm padrões de consumo mais previsíveis. Isso significa que, ao escolher um console, você sabe mais ou menos o que esperar em termos de eficiência energética.
Montar um PC parecido com um console pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, principalmente quando há uma diferença tão acentuada no número e disponibilidade de algumas tecnologias. Por fim, contando com os periféricos o nosso computador com configurações de um PS5 possui o valor de R$ 13.679,00.
Enquanto o PS5 usa a primeira geração do AMD FSR para upscaling, o PlayStation 5 Pro usará sua própria tecnologia chamada de Spectral Super Resolution (PSSR), segundo insiders. Ela permitirá que o console mais forte entregue resultados entre 4K/120 FPS e 8K/60 FPS.
Para habilitar o modo 120 FPS no PlayStation®5, primeiro você precisa habilitar o Modo Desempenho nas configurações do seu PlayStation®5. Ligue o PlayStation®5. Acesse Configurações. Acesse Salvar Dados e Configurações de Jogo/Aplicativo.