Começou nesta quinta-feira, 28, o plantio do novo gramado do Estádio Beira-Rio. A grama do tipo Tifgrand será usada pela primeira vez no Brasil e tem como principais características a resistência às baixas temperaturas, ao pisoteio e a garantia de um gramado mais denso e com maior crescimento lateral.
A Conmebol então aceitou padronizá-los em 100 x 64m. A entidade informou ainda que todos os campos da Copa América são de grama natural e que em seis deles houve conversão de sintético a natural.
Após a reta final da temporada de 2023, o técnico Eduardo Coudet reclamou das condições do gramado do estádio Beira-Rio e pediu ao Inter a contratação de Walter Aciar, argentino e especialista em tratamento de campos de futebol. A informação foi antecipada pelo jornal Olé e pelo repórter Lucas Fontes.
GRAMADO DO ESTÁDIO DO BEIRA RIO - INTERNACIONAL RS
Qual é o tipo de grama do Beira-Rio?
Começou nesta quinta-feira, 28, o plantio do novo gramado do Estádio Beira-Rio. A grama do tipo Tifgrand será usada pela primeira vez no Brasil e tem como principais características a resistência às baixas temperaturas, ao pisoteio e a garantia de um gramado mais denso e com maior crescimento lateral.
No último domingo, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, afirmou que o gramado da Neo Química Arena, do Corinthians, é o melhor do Brasil. O ge, então, conversou com os responsáveis pelo plantio e também pela manutenção do local para saber qual é o segredo e por que o local é tão elogiado.
Para campos de futebol em áreas rurais, a grama mais indicada é a Esmeralda, já usada no Estádio do Maracanã. A grama Esmeralda possui folhas médias e grande número de estolões – caules subterrâneos que sustentam e propagam a planta. Essa espécie é resistente a pisoteios e não tem necessidade de muita manutenção.
Ou seja, é grama 100% natural do tipo bermuda celebration, reforçada por fibras de polietileno, que são injetadas a 18 centímetros de profundidade e dois centímetros sobre a superfície do campo.
O clube paulista, contudo, tem jogado na Arena Barueri, de grama natural, até que os problemas do Allianz Parque sejam resolvidos. O Atlético-MG tem planos de instalar grama sintética na Arena MRV, inaugurada ano passado e já com críticas ao campo.
Comparação e diferenças. A grama esmeralda é resistente, porem quando submetida ao pisoteio intenso leva mais tempo que a grama bermudas para se regenerar. Fator importante que faz a grama bermudas levar vantagem já que a variedade bermudas se recupera rapidamente.
Você sabia que a grama do Morumbi é a Bermudas Celebration, variedade da Itograss? Entretanto, ela não está presente apenas na casa do tricolor paulista.
Vale lembrar, no entanto, que o gramado da Neo Química Arena é reconhecido como um dos melhores do país para a prática do futebol, utilizando uma mistura de grama natural e sintética.
Porém com o decorrer dos anos, caiu em desuso e foi substituída pela grama Esmeralda (nos anos 80) e pela grama Bermudas (a partir dos anos 90), atualmente as mais utilizada nos campos oficiais brasileiros.
O Botafogo decidiu instalar gramado sintético no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, onde atua como mandante. O clube usará uma tecnologia norte-americana que é majoritariamente utilizada no futebol americano. Mas com a chegada do gramado no local, uma duvida paira no ar.
Segundo a Soccer Grass, o gramado sintético do Allianz Parque é o mais próximo de um campo natural em toda os estádios da América Latina porque utiliza fios de grama na base do sistema de tecelagem dos tufos, contribuindo para a manutenção, regularidade do jogo, permeabilidade e drenagem do campo.
A grama Esmeralda é a mais usada do Brasil. Apesar de ser relativamente recente no Brasil, a versão esmeralda está entre os tipos de grama mais populares. Por conta de suas qualidades, ocupa o primeiro lugar entre as mais usadas.
Casa de Fortaleza e Ceará, a Arena Castelão já teve o seu gramado eleito como o melhor do Brasil na década de 1970. Em 2024, o número de jogos no estádio se limitará a 50 para manter a qualidade do campo.
Na Série A do Brasileirão, são três estádios que contam com o uso da grama sintética. O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, a Ligga Arena, estádio do Athletico-PR, e o Nilton Santos, estádio do Botafogo. No regulamento do Brasileirão de 2024 já estava previsto a permissão do uso de grama sintética.
A grama esmeralda também é eficaz no combate à erosão do solo e tem boa resistência ao pisoteio, o que é importante caso o seu jardim tenha áreas de passagem ou seja utilizado regularmente.
Nossa estrutura geral está funcionando bem, mas o gramado está tecnicamente condenado. Temos um prazo até outubro, não existe grama bermuda que dá consistência no mercado brasileiro. Só será possível comprar e instalar em outubro – afirmou Barcellos.
Dessa maneira, o preço por metro quadrado da grama sintética para campo society, costuma variar entre R$ 40,00 e R$ 60,00. Entretanto, este valor pode mudar conforme o tipo de gramado escolhido e o tamanho. Nesse sentido, é fundamental pesquisar e investir em empresas que ofereçam negócios econômicos.