A Guerra Franco-Prussiana foi travada entre Prússia e França entre os anos de 1870 e 1871. Foi um dos eventos finais do processo de unificação da Alemanha, em curso desde o início do século XIX.
A Guerra Franco-Prussiana ocorreu entre 1870 e 1871. Ela terminou com a vitória prussiana, o fim do segundo império francês e a fundação do Segundo Reich alemão. A Confederação da Alemanha do Norte venceu a França na Guerra Franco-Prussiana.
A Guerra do Paraguai, ou Guerra contra a Tríplice Aliança, foi o maior e mais letal conflito armado ocorrido na América Latina. Entre 1864 e 1870, Brasil, Argentina e Uruguai, formando a Tríplice Aliança, guerrearam contra o Paraguai liderado por Solano López.
O motivo usado para a eclosão da Guerra Franco-Prussiana foi a disputa pela sucessão do trono espanhol, ocorrida após a Revolução Espanhola de 1868. Havia o interesse de Leopoldo Hohenzollern, primo de Guilherme I, em candidatar-se à vaga de soberano espanhol, com o apoio de Bismarck.
A guerra teve como saldo uma dura derrota da França após seis meses: sitiado pelos fortes exércitos dos estados prussianos, o país perdeu 140 mil soldados e teve mais de 400 mil feridos em guerra, além de perder quase a totalidade do território da Alsácia-Lorena (a retomada do controle da região foi uma das causas da ...
A Guerra Franco-Prussiana foi um dos eventos finais do processo de unificação da Alemanha, em curso desde o início do século XIX. O conflito ocorreu entre os anos de 1870 e 1971 e ocorreu entre Prússia, nação germânica que protagonizava o processo de unificação alemã, e França, que era contrária à unificação.
Porque a Alemanha invadiu a França na Primeira guerra?
A batalha foi vencida pelos alemães que, atraindo o centro do exército francês para a Lorena e Alsácia, invadiram o norte da França pela Bélgica com a intenção de envolver e vencer de forma definitiva a guerra.
A guerra em si foi provocada por Bismarck, que habilmente insultou a França e alterou uma indiscutível mensagem de seu rei (o telegrama de Ems — telegrama que Napoleão III enviou ao rei Guilherme I da Prússia), que buscava justamente dar fim à crise.
Guerra dos aimorés; Guerra dos palmares; Guerra dos farrapos; Guerra de canudos; Guerra da cisplatina; Guerra do Paraguai; Primeira guerra mundial; Segunda guerra mundial. Dentre todas as guerras citadas com participação do Brasil, a única guerra perdida pelo país foi a guerra da cisplatina.
A ofensiva paraguaia ao Brasil foi uma retaliação à invasão do território uruguaio, implementada pelo governo brasileiro em favor dos colorados e contra os blancos, aliados de Solano López.
1870 – Ocorreu o lançamento do Manifesto Republicano. 1871 – Foi promulgada a Lei do Ventre Livre, que dava liberdade aos filhos das escravas nascidos a partir daquela data. 1872 – Ocorreu a fundação do Partido Republicano. 1872 a 1875 – Houve um conflito pelo poder entre a igreja católica e a monarquia brasileira.
A década também foi um período de significativo avanço tecnológica; o fonógrafo, o telefone e a lâmpada elétrica foram todos inventados durante a década de 1870, embora ainda demorassem várias décadas antes que se tornassem utensílios domésticos.
Ela durou até 1918, terminando com a vitória dos Aliados, após a morte de mais de 20 milhões de pessoas! Na Frente Ocidental, as trincheiras se tornaram o centro das operações militares.
Qual foi o país que não participou da Primeira Guerra Mundial?
Os países que declararam oficialmente sua neutralidade em relação à Primeira Guerra Mundial foram: Afeganistão - O país recebeu uma missão diplomática alemã tentando convencê-lo a agir contra os britânicos na Índia, seus vizinhos de fronteira. Argentina. Bélgica.
Qual foi o país que ganhou a Segunda Guerra Mundial?
9 de agosto de 1945 Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica em Nagasaki. 2 de setembro de 1945 Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.
Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a grande culpada da guerra e alvo das maiores sanções e de pagamentos de indenizações aos países vencedores.
Fatores específicos. A França alimentava em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da humilhante derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.
Hoje a Prússia Oriental está dividida entre a Rússia e a Polônia. A Prússia Oriental foi originalmente uma parte da área conquistada pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos no século XIII.