EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Identificar letras do alfabeto diferenciando-as de outros sinais gráficos. Contextualização – Roda de conversa: conversa com os alunos sobre as diferentes representações gráficas presentes na escola seus significados e utilidades.
2 0 Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como ...
A habilidade EF01LP20 consiste em: Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
A habilidade EF15LP05 consiste em: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); ...
A habilidade EF15LP10 consiste em: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Na idade em que estão sendo alfabetizadas, as crianças conseguem fazer associações valiosas que as ajudam a lembrar muitas informações. Por isso, ao ensinar as letras do alfabeto, use o velho método de associar uma letra a algo que comece com essa letra, por exemplo: “a” de abraço, “b” de banana, “c” de cachorro, etc.
Conhecer todas as letras do alfabeto. Escrever, mesmo não convencionalmente, considerando a direção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo). Utilizar as letras do alfabeto considerando a invariância de suas formas. Identificar a letra inicial do nome dos colegas.
Algumas atividades ajudam no processo de construção desse conhecimento, como as listagens, leitura de textos simples como parlendas e trava-línguas, agendas telefônicas, etc. O professor deve manter um cronograma com essas atividades, para que as mesmas estejam sempre presentes no cotidiano da sala de aula.
A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
A habilidade EF69LP03 consiste em: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses ...