O aprendizado das letras do alfabeto na educação infantil prepara as crianças para a leitura e a escrita. Essa base sólida é essencial para que elas desenvolvam habilidades de comunicação e interpretação de texto ao longo de suas vidas.
Qual o código da BNCC que trabalha o alfabeto na educação infantil?
A habilidade EI03EF09 consiste em: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Atividades com a habilidade (EF02LP04) ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV,V,CVC,CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
A habilidade EF02LP10 consiste em: Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.
Qual o campo de experiência para trabalhar o alfabeto?
Conhecer todas as letras do alfabeto. Escrever, mesmo não convencionalmente, considerando a direção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo). Utilizar as letras do alfabeto considerando a invariância de suas formas. Identificar a letra inicial do nome dos colegas.
Na idade em que estão sendo alfabetizadas, as crianças conseguem fazer associações valiosas que as ajudam a lembrar muitas informações. Por isso, ao ensinar as letras do alfabeto, use o velho método de associar uma letra a algo que comece com essa letra, por exemplo: “a” de abraço, “b” de banana, “c” de cachorro, etc.
Uma das habilidades de alfabetização mais importantes que uma criança pode desenvolver é a percepção visual ou de palavras. As crianças que percebem as diversas palavras impressas ao seu redor têm maior probabilidade de desenvolver amor pela leitura e pela escrita. A curiosidade pelos livros é algo a encorajar também.
Qual a habilidade que trabalha a ordem alfabética?
A compreensão da ordem alfabética é importante para ajudar as crianças a entenderem e se familiarizarem com critérios de organização, classificação e busca em índices, dicionários e listagens em geral.
Essa atividade impulsiona a curiosidade, a capacidade de percepção visual, a troca de experiências, o esclarecimento das dúvidas, enfim, um ensina o outro, trabalham em conjunto, de forma integrada, para chegar a um objetivo – a montagem do alfabeto.
Quais habilidades o conhecimento alfabético envolve?
O princípio alfabético envolve reconhecer as letras do alfabeto, realizar a correspondência grafema-fonema, além de conhecer e produzir o som correspondente a um código gráfico (grafema/letra), tendo relação direta com a decodificação (Puranik, Lonigan, & Kim, 2011).
Todos os campos de atuação AnáliseAnálise linguística / semiótica (Alfabetização) (EF01LP09) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre seus sons e suas partes (aliterações, rimas entre outras).