Habilidades: (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto; (EF03LP17-A) Identificar e reproduzir, em cartas pessoais, ...
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Ler e interpretar cartas. Perceber e comparar a finalidade de cartas. Reconhecer diferentes tipos de carta.
A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...
A habilidade EF02LP13 consiste em: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...
LISTA É UM TIPO DE TEXTO QUE TRAZ OS NOMES COLOCADOS ABAIXO UM DO OUTRO, POR ORDEM OU NÃO, DE ALGUM PRODUTO, NOMES DE PESSOAS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE ORGANIZAR O QUE SE PLANEJA FAZER. OU SEJA, É UM TIPO DE TEXTO QUE USAMOS PARA ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, a BNCC propõe que o aluno deve conhecer diferentes gêneros e portadores textuais. No eixo da leitura deve ser capaz de identificar gêneros textuais, e no eixo da escrita compreender as práticas de produção.
A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.
Nos dias de hoje, a carta vem sendo substituída pelo e-mail (correio eletrônico), pelas mensagens de aplicativos, mas muitas pessoas ainda usam esse tipo de comunicação.
Por meio desse texto, o autor procura defender um ponto de vista e convencer não apenas o destinatário, como também o público que tiver acesso à carta. A estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um caráter argumentativo, tendo em vista que sempre defende uma opinião.
A carta é um texto escrito em prosa, destinado a alguém (pessoa, instituição, grupo), a fim de estabelecer-se um diálogo formal ou informal sobre determinado assunto de relevância pessoal ou coletiva.
Qual o objetivo do gênero textual carta do leitor?
O que é carta do leitor? O gênero textual carta do leitor serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento.
Compreensão em leitura Estrutura composicional do texto (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Jornalístico/ midiático Produção de textos (EF69LP07B) - (1º B.) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação Textualização Todos Análise linguística/ semiótica (EF69LP56) - (1º B.)
A habilidade EF35LP08 consiste em: Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, ...
A habilidade EF69LP14 consiste em: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e ...
A habilidade EF02LP16 consiste em: Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
Exemplos de gênero textuais que podem ser trabalhados com os jovens são notícias, canção popular, receita, biografia, regra de jogo e quadrinhos. A seguir confira seis planos de aula para ajudar os alunos a reconhecer cada um desses gêneros, para quem são produzidos, quem os elaboras e em quais lugares circulam.
Mesmo sendo parecidos, há algumas características que diferenciam o bilhete da carta. Uma delas é que a carta normalmente é selada e enviada pelos correios, já o bilhete normalmente é entregue em mãos ou deixado em locais que os destinatários conhecem.
Os bilhetes são mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel. Eles são usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso ou lembrete.