Como se chama o hormônio responsável pela maturação vegetal?
Esse hormônio é produzido especialmente em locais que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento. Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos.
O etileno promove abscisão (queda) de folhas, flores e frutos em diversas espécies vegetais. Nas folhas, o etileno presumidamente dispara a síntese das enzimas que causam a desorganização das paredes celulares em células localizadas nas zonas ou camadas de abscisão.
O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.
Qual o hormônio vegetal que é responsável pelo amadurecimento dos frutos?
Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células.
Lembra que contamos sobre as frutas climatéricas, aquelas que continuam a amadurecer mesmo após a colheita? Isso acontece porque elas produzem um hormônio chamado etileno, que estimula o amadurecimento. Esse hormônio, quando liberado, também pode afetar as frutas que estão em volta.
O que é responsável pelo amadurecimento das frutas?
O etileno é um composto orgânico responsável pela maturação de frutas. Também conhecido como eteno, este composto funciona como um hormônio e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior, é produzido a partir das células.
Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...
As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas. Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais.
Outro hormônio vegetal relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos.
Você sabia? Banana, manga, mamão, maracujá, pêssego, abacate, melão e kiwi são frutas chamadas de climatéricas porque no período de maturação elas apresentam um aumento da taxa respiratória, provocada pela maior produção de etileno – o hormônio que regula o amadurecimento.
Um processo bastante conhecido para amadurecer bananas verdes rapidamente é colocá-las embrulhadas em um jornal ou dentro de uma sacola. Além disso, se colocarmos frutas maduras perto de frutas verdes, essas últimas amadurecerão mais rápido. Esse fenômeno é ainda mais intensificado se o dia estiver bem quente.
A indução em larga escala normalmente é feita usando-se os gases etileno e acetileno, os quais requerem instalações e equipamentos caros e sofisticados. Os pequenos produtores que não têm acesso a essa tecnologia podem optar pelo ethephon, cujo uso é mais simples e de menor custo.
Outro hormônio crucial no envelhecimento é o GH, responsável pelo crescimento nas fases mais precoces da vida , na fase adulta destina-se a retardar o envelhecimento, reduzindo flacidez, rugas e conservando a massa muscular .
A banana vai soltando o gás etileno, que ficará concentrado na embalagem, acelerando a maturação. Você também pode guardar a fruta com uma maçã, outro alimento que solta o mesmo composto, potencializando o processo.
O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior.
O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos.
Uma das principais vias de ação das auxinas, é a elongação celular, na qual as auxinas promovem o crescimento das células vegetais. Elas estimulam a atividade das bombas de prótons na membrana plasmática, resultando em um aumento da acidez no ambiente extracelular, desencadeando a ativação de enzimas expansivas.
Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
O ácido giberélico é eficiente para aumentar a porcentagem de germinação, sob condições de frio e a velocidade de emergência, até 60 dias de armazenamento. O ácido giberélico perde efeito sobre o desempenho das sementes, com o decorrer do tempo de armazenamento.
O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.
Algumas frutas, como maçãs e bananas, produzem ainda mais gás etileno que outras frutas climatéricas. Por isso, se você quer amadurecer uma fruta mais rápido, pode acelerar o processo colocando-a em um saco de papel kraft, para concentrar o etileno e posicioná-la perto de uma maçã ou banana.
Ser capaz de encarar os problemas com mais segurança ou conseguir ter mais clareza diante das situações vividas. Ter mais paciência e mais certezas, quem sabe até mais leveza.
O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.