Características de Iansã incluem audácia, força feminina, e ela é a deusa da resolução. Suas cores são branco, vermelho ou rosa e seus símbolos incluem espada, erexin (rabo de cavalo) e elementos como ventos e tempestades.
Oyà Petu – Ligada a Xangô e até confunde-se com ele, Oyá dos raios. Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun,veste rosa.
Branco e rosa que simbolizam emoções e atraem dinamismo e vitórias. Características do Orixá: Oyá Oníra é doce e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução.
Para acalmá la, ele lançou sobre unir 1 Pó sagrado branco, transformando suas vestes vermelhas em Rosa. A cor rosa simbolizou sua transformação e reconciliação. com a paz interior. Ela foi viver nas águas junto a Oxum, encontrando um novo propósito.
Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades.
Características do Orixá: Oyá Oníra é das denominações de Yánsàn. Para os yorubás, Oníra é representada pela Àfòpinà dàra mimo (Linda borboleta sagrada), pois segundo um Ìtàn (mito) yorùbá , Oyá Oníra transformou-se em uma linda borboleta com ajuda de Exu, para encantar seu marido Xangô.
Existem quase 30 tipos de Iansã que se mostram de diversas maneiras e arquétipos, conforme as personalidades e posturas. Por seu temperamento inquieto e extrovertido em qualquer lugar chama a atenção. Sempre a sua palavra é a que vale – gosta de impor aos outros a sua vontade.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Além das velas, Iansã também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas. A oferenda para esta Orixá deve ser deixada em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
O culto de Oyá Ìgbalè é ligado à morte e aos ancestrais. Seus filhos são corajosos, independentes e extrovertidos. Devem evitar roupas quadriculadas e seus principais èwò's (tabus) são: o carneiro, arraia e abóbora.
Para ter uma resposta rápida de Oyá Oníra: Faça nove acarajés e frite-os no azeite doce. Depois forre um prato de papelão com folhas de mamona e coloque por cima os acarajés. Faça quatro bandeirinhas vermelhas e finque-as nos acarajés.
das atenções, precisam ser paparicados e elogiados, por isso gostam de estar em ambientes movimentados. Quem conhece um pouco sobre o mundo dos orixás. provavelmente já ouviu a seguinte exclamação, ai, mas filho de Iansã é muito briguento e são mesmo. temperamentais, brigam e explodem por qualquer coisa.
As cores de Obaluaiyê e Yansã, Orixás de 2024. A passagem de ano, é o momento de reflexão que vem com a forte expectativa de mudança. Neste ano de 2024, que vem sob a vibração de Obaluaiyê e Yansã, as cores recomendadas são o vermelho junto com o branco. Estas cores em conjunto irão proporcionar disposição e vitórias.
RAINHA DA CIDADE DE IRA (FILHA OU ESPOSA DE XANGÔ), GUERREIRA E AGRESSIVA, LIGADA AS ÁGUAS DOCES E AO CULTO DE EGUN. TEM FUNDAMENTO COM OXAGUIÃ, OGUM, OBALUAIÊ E OXUM E VESTE ROSA, CORAL OU AMARELO.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
Pombagira das Rosas foi seduzida pelo corpo da médium, e se apresenta no congá. A possessão promove um espaço existencial comum à mulher médium, à mulher que viveu nos tempos passados e às outras mulheres que procuram o terreiro de Umbanda no intuito de encontrar solução para suas aflições.
A linda de todas as lindas Ciganas tem o nome de Rosa. Tem esse nome pois ela tem a beleza e o perfume dessa flor divina. Ela trabalha na Umbanda na linha do Oriente trazendo ensinamentos, paz, amor e caminhos abertos a quem lhe dedica uma oração com carinho e fé.
A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.