Claudia Raia revela como engravidou de Luca cinco anos após menopausa. Claudia Raia voltou a falar sobre o processo para engravidar de Luca, seu filho caçula, aos 55 anos.
O Roda Viva desta segunda-feira (6) recebe a atriz Claudia Raia. Durante a entrevista, a artista, de 57 anos, fala sobre a descoberta de uma terceira gravidez aos 55.
Segundo conta a atriz, seu nascimento aconteceu sem nenhum estímulo medicamentoso quando a mãe tinha 45 anos, estava há quatro anos sem menstruar e convencida de já estar na menopausa. A gravidez transcorreu muito bem e nos presenteou com a estrela Claudia Raia. Sorte a nossa!
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha. Professora aposentada fez 60 anos em setembro e a caçula, Rebeca, nasceu no dia 8 de outubro na Santa Casa de Assis.
Quais hormônios Claudia Raia tomou para engravidar?
“Resolvemos fertilizar os seis óvulos que tinha e preparar meu corpo para a gravidez, tomando hormônios por quatro semanas e progesterona por cinco dias”, lembra ela.
Como Claudia Raia engravidou aos 55? Dá pra engravidar na menopausa?
Como foi a gravidez de Claudia Raia aos 55 anos?
Inicialmente, Claudia conta ter feito um tratamento de cinco semanas com o hormônio estrogênio para preparar o corpo para a fertilização in vitro. "Fiz todo o tratamento e nos cinco dias últimos, que é quando se faz o embrião, quando junta o espermatozóide com o óvulo, comecei a tomar progesterona.
Contudo, é preciso frisar que nessa idade é muito raro acontecer uma gravidez espontânea. Dessa forma, mulheres que querem engravidar depois dos 50 geralmente precisam passar por tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), por exemplo.
A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.
Aos 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar — mas ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.
Qual a idade considerada de risco para engravidar?
No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.
É possível engravidar depois de um ano sem menstruar?
Não. Após 1 ano sem menstruação, nessa fase da vida (aos 52 anos), está menopausada. Qualquer sangramento vaginal após esse período não é considerado menstruação e deve ser investigado. Não há possibilidade de gestação espontânea.
Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.
Como foi a gravidez de Claudia Raia foi inseminação?
Ela correu para uma clínica de inseminação, que lhe deu hormônios por quatro semanas e conseguiu extrair seis óvulos saudáveis. A fecundação, contudo, não ocorreu. Os embriões sequer chegaram a se formar. Pouco tempo depois, as menstruações fizeram a artista recorrer à ginecologista.
Após a cantora Ivete Sangalo revelar que engravidou por meio da fertilização in vitro aos 45 anos, utilizando seus óvulos congelados aos 42 anos, surgiram dúvidas em relação à eficácia do congelamento de óvulos após os 40 anos.
Especialistas acreditam que os hormônios podem ter provocado o reinício do processo de ovulação, mas afirmam que as chances de uma gravidez natural após a menopausa são "infinitamente pequenas".
Durante o 'Conversa com Bial' da última sexta-feira, 18, Claudia Raia revelou que seu filho caçula, Luca, nasceu após uma tentativa de inseminação artificial, mas o procedimento não deu certo. O pequeno veio ao mundo em março de 2023. “Não formou o embrião. Eu tomei todos os hormônios.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
Nas gestações de mulheres com mais de 40 anos, as chances do bebê sofrer com alguma alteração cromossômica – numérica ou estrutural – são maiores. Essas alterações resultam em síndromes e doenças, como a síndrome de Down. A diabetes gestacional é um dos riscos mais comuns em uma gravidez tardia.
O mais provavel nesse caso, será pensar em ovodoação. Se gravidez for preocupação, a camisinha é o melhor; mas claro que você tem que procurar consultar um ginecologista e seguir a orientação médica.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
O período fértil compreende, de fato, cerca de 6 dias ao mês, sendo 5 dias antes da ovulação mais o dia da ovulação. Dessa forma, a maior probabilidade de ocorrer uma gravidez é 1 a 2 dias antes da ovulação.
Um exemplo de gestação tardia é o da atriz Claudia Raia. Mesmo com o suporte oferecido pela medicina reprodutiva, a possibilidade de engravidar após os 55 anos é pequena e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens. Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas.
Ano passado, Claudia e Jarbas decidiram ter um filho por fertilização in vitro, um procedimento feito em laboratório. Segundo o IBGE, em 2020 nasceram no Brasil 1.001 crianças de mães com mais de 50 anos. O que torna o caso de Claudia ainda mais raro, é o fato de ela ter engravidado em plena menopausa.
“A chance de gravidez natural em uma mulher nessa idade é muito pequena, menos de 1%”, afirma o especialista. Ele lembra ainda que, como o corpo da mulher já está além da sua capacidade reprodutiva com a idade avançada, as chances de abortamento também são grandes. “O risco é alto, pode chegar a mais de 90%”, avalia.