Em 2011 houve uma reforma na constituição japonesa que definiu que a partir de 2022, a maioridade será 18 anos. O que é curioso, Perajin, é que mesmo com essa decisão, os novos adultos não poderão praticar de atividades como comprar bebida alcoólica, cigarros, frequentar locais de apostas e etc.
A partir do próximo dia 1 de abril, a idade adulta será reduzida de 20 para 18 anos no Japão. Depois de revisar o Código Civil, o governo mudou a definição legal de adulto pela primeira vez em mais de 140 anos.
Com a mudança, o Japão se iguala a países como Reino Unido e Espanha, que também estabelecem a idade de consentimento em 16 anos — e fica à frente de outros como França (15 anos) ou Alemanha e China (14 anos).
Menores de idade não podem ir ao Japão para trabalhar e morar sozinhos, precisam ter um responsável legal junto. Para quem precisará de salário para sobreviver, é recomendável que pense em imigrar para o país a partir dos 18 anos.
Tóquio – O Ministério da Justiça do Japão quer aproveitar as recentes propostas de alteração da maioridade legal, de 20 para 18 anos, para também alterar, de 16 para 18 anos, a idade mínima legal para mulheres se casarem.
Brasileiro precisa de visto para morar no Japão? Sim. Brasileiros que pretendem residir no Japão, seja para trabalhar, estudar ou aproveitar as vantagens do país, precisam apresentar um visto de acordo com o grau de parentesco, no caso de descendentes, ou a atividade a ser realizada.
Não existe nenhuma lei que proíba beber nas ruas no Japão, por isso fica difícil reprimir esses atos. A verdade é que do anoitecer ao amanhecer do dia seguinte, são muitas pessoas bebendo e fazendo barulho nas calçadas e ruas. Além disso, deixam pilhas de lixo, impedem a passagem dos pedestres e causam transtornos.
Os japoneses evitam demonstrar afeto em público, como beijos e abraços, por exemplo. Isso acontece mesmo com casais: dificilmente eles se beijam ao se encontrarem ou se despedirem. Por isso, espera-se que os estrangeiros também sigam esse hábito.
No Japão, a idade mínima para que um japonês precisa ter para conduzir é de 16 anos. Nos Estados Unidos funciona da mesma forma, a idade mínima para dirigir é 16 anos.
A maioria dos encontros de casal no Japão são feitos só com os dois, sem outros amigos, contudo “encontros duplos” (double date, quando dois casais saem juntos) também acontecem. Casais japoneses também aproveitam a companhia um do outro passando tempo em casa, assistindo filmes, jogando ou comendo juntos.
Curiosidades de Shingeki Mo Kiyojin CHECK no japão o numero “140 significa liberdade e sendo assim o mangá terminou no volume 139 pra mostrar que o Eren não conseguiu a liberdade.
Na cultura do Japão, contato físico, em geral, não é corriqueiro como é no Brasil, por exemplo. Por causa disso, dar as mãos, no Japão, é um ato considerado íntimo e, quando feito em público (especialmente entre uma mulher e um homem), pode ser bastante ofensivo para pessoas mais conservadoras.
O Japão tem locais específicos para fumar em público. É proibido fumar enquanto caminha na rua ou jogar guimbas no chão e o infrator pode ser multado. Há poucas áreas para fumar ao ar livre.
Os homens de negócio no Japão costumam trajar terno escuro e gravata. No caso de mulheres, é recomendável evitar grandes decotes, roupas muito chamativas, ou exagero em acessórios, pois isto poderá causar desconforto para o empresário japonês.
Em 2022, de acordo com dados da Embratur citados em uma reportagem do site do governo federal, 17.635 japoneses visitaram o Brasil. Isso coloca o país japonês na 24ª posição no ranking de nações que exploram o turismo brasileiro.
O custo de moradia no Japão é altíssimo, a ilha tem um dos solos mais caros do mundo e poderá ser o principal gasto mensal. Em Tóquio, por exemplo, o valor mínimo de aluguel por um quarto compartilhado é de ¥35.000, por mês; com a média de ¥80.000 mensais por um apartamento pequeno.
O Japão é um bom lugar para morar para quem preza por uma alimentação saudável e acessível. Outro fator positivo é que o sistema de saúde japonês é baseado na medicina familiar. Tais fatores contribuem para que a expectativa de vida do Japão seja de 84 anos, a mais alta do mundo.
Na Índia, a lei impede as meninas de se casarem com menos de 18 anos de idade, mas essa prática persiste em muitas partes do país, devido ao patriarcado e à pobreza. A Índia abriga a maior quantidade de noivas crianças do mundo - um terço do total do planeta, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Hoje, o Código Civil permite o casamento do homem e da mulher aos 16 anos, desde que autorizado pelos pais, enquanto não atingida a maioridade civil aos 18 anos, mas não há norma que estipule uma idade mínima para estabelecimento da união estável.
Moçambique, Uganda, Etiópia… São países de África onde a Ajuda em Ação promoveu o direito à educação e a luta contra a discriminação de mulheres e raparigas como forma de combater o casamento infantil. Mas o casamento infantil não é uma realidade circunscrita apenas aos países em desenvolvimento.