No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.
“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.
Após essa faixa etária, existe sim a possibilidade de ter uma gestação tranquila e saudável, no entanto, é preciso que seja monitorada de perto, considerando todos os riscos genéticos que aparecem com mais frequência à medida que as mulheres envelhecem.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Se tornar mãe após os 40 anos é possível sim, porém as chances são menores do que quando a mulher é mais jovem. Isso ocorre pois a reserva ovariana diminui com o avanço da idade e os óvulos estão mais propensos a desenvolver problemas, aumentando o risco de aborto e anomalias no bebê.
A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente. Aqui, na Pro Matre Paulista, você pode contar com profissionais especialistas no cuidado da saúde da mãe e do bebê durante a gestação.
Podemos concluir que, para diminuir os riscos de gravidez após os 40 anos, é fundamental ter um planejamento da gestação, um cuidadoso acompanhamento pré-natal e uma individualizada e cuidadosa assistência ao parto, finaliza Doutora Silvana Chedid.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
O período fértil compreende, de fato, cerca de 6 dias ao mês, sendo 5 dias antes da ovulação mais o dia da ovulação. Dessa forma, a maior probabilidade de ocorrer uma gravidez é 1 a 2 dias antes da ovulação.
“A partir desta idade, ocorrem mudanças fisiológicas que expõem a mulher gestante a riscos aumentados para algumas situações como hipertensão arterial, diabetes e fetos com malformações. Contudo, isso não denota uma impossibilidade de gestar e ter filhos.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
Aos 43 a chance de gestação natural é em torno de 1%. Aos 45 a chance de uma gestação natural é muito baixa. Por isso muitas mulheres acabam buscando ajuda de especialistas em reprodução humana após os 40 anos de idade. E como a chance de gestação cai progressivamente, se você pretende engravidar o quanto antes melhor!
A boa notícia é que você pode engravidar depois dos 35 e 40 e perseverar em ter um bebê saudável, embora talvez não seja tão rápido ou fácil engravidar quanto seria aos 20.
Não existe uma "idade ideal" universal para a paternidade. Enquanto a juventude pode oferecer vantagens físicas, a maturidade traz estabilidade emocional e financeira. O momento certo para cada homem depende de uma combinação de fatores pessoais, profissionais e de saúde.
Com o passar dos anos as chances de engravidar por vias naturais reduzem, pois os óvulos nascem com as mulheres e envelhecem, ficando escassos e comprometendo as chances de sucesso na hora da fecundação. Após os 40 anos torna-se mais difícil engravidar naturalmente, pois há uma menor quantidade de óvulos disponíveis.
Ainda assim, o tempo não para e, fisiologicamente, a mulher grávida com mais de 35 anos fica exposta a mais riscos relacionados à gravidez. A começar pela fertilidade, que decai vertiginosamente após a mulher atingir essa idade.
Grávidas com mais de 35 anos podem desenvolver um quadro delicado de gravidez desde que a condição de saúde não seja boa e a mulher acumule problemas que podem comprometer o bem-estar dela e do bebe. É o que explica a Profa.
Qual a idade considerada de risco para engravidar?
No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
A gravidez após os 40 é muitas vezes considerada de alto risco devido às mudanças naturais no corpo que ocorrem com o envelhecimento. É fundamental abordar essa decisão com cuidado e com o acompanhamento adequado.
Quais Gestantes são mais propensas a ter um bebê com Síndrome de Down?
Obstetra explica quais gestantes são mais propensas a terem um bebê com Síndrome de Down. Três são os fatores que podem representar maior chance de uma gestante ter um bebê com Síndrome de Down: idade avançada (mais de 35 anos), fertilização in vitro e o chamado mosaico genético.
Ser mãe aos 40 já não causa estranheza. Nas últimas décadas registou-se um aumento do número de mulheres que optam pela maternidade muito após os 35 anos e se, por um lado, existem maiores riscos associados à gravidez tardia, por outro as mulheres sentem-se mais seguras no papel de mãe.