Os neuropediatras dizem que o período ideal para o ensino da leitura e da escrita vai dos 4 aos 7 anos de idade, mas que esse seria apenas um referencial, considerando o desenvolvimento cognitivo do ser humano, do próprio cérebro.
Ao final do 2º ano, ali pelos 7 ou 8 anos, todas deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.
Qual a idade certa para a Alfabetização? | 5 Minutos
Quais são os 4 níveis da escrita?
Níveis da escrita
Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.
A criança já entra na fase da alfabetização, pensa mais antes de falar e começa a se localizar melhor no tempo. Além disso, costuma saber seu nome, idade e endereço. Com essa idade, a criança já pode ajudar em algumas tarefas domésticas mais simples e dar recados.
As crianças de 4 anos estão cheias de energia e cada vez mais coordenadas. Elas conseguem correr, pular, subir e descer escadas com mais confiança. As habilidades motoras finas também estão se aprimorando, permitindo que segurem lápis corretamente, cortem papel com tesoura e montem quebra-cabeças simples.
Uma resposta simples? A alfabetização deve ser iniciada aos 6 anos e estar completa até os 8 anos. Há literatura mostrando que o resultado acadêmico “médio” piora quando as crianças não estão alfabetizadas até os 8 anos.
Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás. Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.
Quanto tempo leva para uma criança aprender a escrever?
Quando se inicia o processo do aprendizado da escrita pela criança? A maioria das crianças consegue segurar um giz de cera e rabiscar num papel por volta dos 12 ou 13 meses de idade. A partir daí, até algum momento entre os 2 e os 5 anos de idade, os pequenos ficam cada vez melhores em escrever e desenhar.
Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.
Dos 4 aos 6 anos as crianças aprenderão muito sobre tantas coisas, mas sobretudo aprenderão a se interessar, a investigar, a imaginar, a fazer perguntas e saber que estas questões não são tolices, mas tem muito valor no processo de aprender.
Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.
O que estudos dizem? As pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização. Importante ressaltar que esse processo é concluído lá pelos 7 anos e meio, 7 anos e 8 meses.
Simplesmente não existe uma idade na qual as crianças devem estar lendo – apesar de haver um ideal brasileiro profundamente arraigado de que as crianças aprendem a ler no primeiro ano do ensino fundamental, por volta dos seis anos.
Dos 4 aos 5 anos, elas entram na fase da pré-escola, em que se introduzem aprendizados mais complexos, ainda de forma bastante lúdica. Na pré-escola, elas começam a se familiarizar com números, letras, cores, partes do corpo e sentidos, e começam a fazer comparações e a identificar pessoas da família.
Aos 4 anos espera-se que a criança já consiga se comunicar através de frases complexas e de modo fluente, embora ainda sejam esperados alguns erros ortográficos e fonéticos. Se o seu filho apenas emite sons ele, a fala está atrasada e certamente necessita ser avaliado.
Por isso, a crise dos 4 anos é conhecida por muitos como a “fase da teimosia”. A criança aprendeu a argumentar e vai tentar te convencer que a maneira dela de fazer as coisas é a certa. Essa também é conhecida como a primeira “fase dos porquês”.
Entre os 4 e 5 anos de idade, as crianças atingem uma fase crucial em seu crescimento, marcada por características comportamentais únicas. Tendo as habilidades motoras, cognitivas e sociais evoluindo rapidamente, e o comportamento torna-se mais complexo e desafiador.
A crise dos 5 anos é um período marcado pela exploração e afirmação de independência, com as crianças expressando claramente seus gostos, desgostos, desejos e aversões. Essa expressão vigorosa da vontade própria é um sinal de que estão começando a compreender e a desenvolver sua própria identidade.
As crianças começam a ter mais noção de tempo, inclusive passam a entender mais sobre os conceitos de “manhã, tarde e noite” e “ontem, hoje e amanhã”. Elas começam a entender de uma forma simplificada, mas um tanto quanto eficaz, como funciona a passagem do tempo.
É comum no desenvolvimento emocional na faixa etária de 04 a 05 anos?
Quais são as principais características do desenvolvimento emocional das crianças de 4 a 5 anos? Nesta fase os pesadelos são comuns. As crianças têm amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar. Ela procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros.