>> Português O francês é a língua oficial, e é o idioma predominante do departamento, mas outras línguas também são faladas. A principal língua falada pela sociedade franco-guianense é o Crioulo da Guiana Francesa, que é baseado no francês, inglês, português, espanhol e outros dialetos africanos e ameríndios.
A língua portuguesa tem uma grande e crescente presença nesse território, devido a dois fatores, a Guiana Francesa fazer fronteira com o Brasil e principalmente pelo grande número de imigrantes brasileiros residindo nesse departamento ultramarino francês, a maioria deles trabalham na mineração de ouro, em 2008 já havia ...
Quem nasce na Guiana Francesa tem cidadania francesa?
A Guiana Francesa, por sua vez, nunca se separou da França. Oficialmente, o território faz parte da União Europeia, sua moeda oficial é o euro e sua população tem cidadania francesa.
A Guiana Francesa é um lugar sem economia. Não existe praticamente nenhuma atividade produtiva que faça sentido no meio da floresta amazônica, pagando em euro o salário mínimo e os impostos da França.
Desde 2019 o salário mínimo na Guiana varia entre 320 e 330 dólares, de acordo com a conversão da moeda oficial, o dólar guianense, que vale menos que a moeda dos Estados Unidos. Uma cesta básica no país custa cerca de 300 dólares.
O país estrangeiro com maior número de brasileiros é os Estados Unidos com 1,9 milhão, seguido de Portugal, com 360 mil. A Guiana Francesa aparece em 10º no ranking, atrás do Canadá, que conta com 133,2 mil brasileiros.
Brasileiros que residem no Amapá podem solicitar visto para entrada na Guiana Francesa. A solicitação pode ser feita de forma presencial em Macapá, a partir de um equipamento que permite a coleta de biometria dos solicitantes para a confecção dos vistos.
Qual cidade do Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa?
Possui uma população de 24.263 habitantes e uma área de 22.725,70 km². É a única cidade do Amapá que tem fronteira internacional – faz limite com a Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França na América do Sul. Por isso, é a única cidade do Amapá além de Macapá, que possui uma unidade do Exército Brasileiro.
A partir de abril de 2015, a Guiana Francesa deixou de ser um departamento ultramarino da França para se transformar numa coletividade territorial única. O país continua sendo território francês, mas ganhou maior autonomia administrativa.
O caldo de Awara (Bouillon d'Awara em francês e Bouyon Wara em Crioulo guianense) é um típico prato crioulo da Guiana Francesa. Consistindo de um grande número de ingredientes vinculados pela polpa do fruto de Awara. É tradicionalmente preparado durante as celebrações de Páscoa e servido no domingo.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
O melhor preço que encontramos para um voo de ida e volta para Guiana Francesa foi de R$ 1.839. É uma estimativa coletada de diferentes companhias aéreas e fornecedores nos últimos 4 dias.
A carteira transfronteiriça é emitida pela Guiana Francesa para brasileiros que moram em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, a pelo menos um ano. Ela garante a permanência de pessoas a 300 metros da fronteira por 72 horas.
Portanto, o salário mínimo na Guiana Francesa é o mesmo que o salário mínimo nacional da França, conhecido como SMIC (Salaire Minimum Interprofessionnel de Croissance). A partir de 1º de janeiro de 2023, o valor do SMIC bruto por hora é de aproximadamente €11,27.
Antes de um trabalhador entrar no país, o empregador deve entrar em contato com o Ministério de Assuntos Domésticos com o nome, endereço e sexo do trabalhador. Assim que o funcionário enviar sua candidatura, seu empregador e os serviços de imigração terão que aprová-los para uma permissão de trabalho.
Formulário de Visto de Curta Duração para o espaço Schengen ou de Curta Duração para a Guiana Francesa: O Formulário deve ser preenchido no portal France-Visas, depois impresso, datado e assinado. Os cidadãos brasileiros que desejarem se dirigir à França em viagem turistíca estarão isentos de visto.
2Um caso interessante é o da Guiana francesa, território francês – e portanto parte da União européia- encravado na América do sul, entre países com os quais sempre teve poucos laços econômicos e políticos.