Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.
O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.
A doutrina da predestinação está particularmente associada ao calvinismo. A teologia da predestinação de Calvino ensina que a predestinação de Deus é fruto de sua onisciência, como presciência, a qual Ele rege de acordo com a Sua vontade e absoluta soberania, em relação às pessoas e acontecimentos.
O que a Igreja Católica diz sobre a predestinação?
Conclui-se que o ensino da predestinação divina de seres humanos para a salvação, ou para a perdição, é falso e está em frontal oposição às Escrituras Sagradas. "Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12)”. Portanto, “temos liberdade para escolher ser polidos ou permanecer sem polimento”.
O INFERNO EXISTE? Rodrigo Silva e Elias Soares #rodrigosilva #eliassoares #podecast #flowpodcast
Onde Paulo fala da predestinação?
Nessa ótica, Paulo afirma: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade” (Ef 1:5).
Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.
Qual a linha de pensamento da Igreja Assembleia de Deus?
Os assembleianos acreditam no pré-milenarismo (que é uma divergência dentro da escatologia cristã), aguardando uma segunda vinda de Jesus Cristo em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação (Mateus 24:29-31); e a segunda, visível e corporal ...
No século XVI temos a excomunhão de líderes religiosos célebres que não concordavam com os dogmas católicos. Martinho Lutero e João Calvino, respectivos fundadores do Luteranismo e do Calvinismo, foram expulsos da Igreja ao pregarem uma religiosidade cristã apartada da chancela papal.
Em 1862 ele fundou a Igreja Presbiteriana do Brasil. Estima-se que, no total, sejam 1,2 milhão os praticantes do calvinismo no Brasil. "É a terceira maior vertente, considerando as igrejas protestantes históricas, depois de batistas e luteranos", diz Mota.
Os batistas creem em Jesus Cristo, como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nEle têm fé. Eles crêem no Espírito Santo como guia sempre presente, que proporciona o conhecimento cristão da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.
Dentre os inúmeros movimentos sociais que surgiram na América Latina, destacam-se os pentecostais. De diversas origens missionárias, caracterizam-se pela ênfase no reavivamento espiritual, na conversão individual, na atuação do Espírito Santo e pela perspectiva escatológica.
Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.
As igrejas batistas geralmente subscrevem as doutrinas da competência da alma (a responsabilidade e prestação de contas de cada pessoa diante de Deus), sola fide (salvação apenas pela fé somente), sola scriptura (somente a escritura da Bíblia, como regra de fé e prática) e governo da igreja congregacionalista.
Uso exagerado de pintura e maquiagem - unhas, tatuagens e cabelos; 4. Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica; 5. Mau uso dos meios de comunicação: televisão, Internet, rádio, telefone; 6. Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes.
Como doutrina, os pentecostais em sua teologia compreendem que Deus é uma verdade inquestionável, que não necessita de comprovação e que as Escrituras são a única fonte confiável. Assim, entendendo que toda a sua teologia enfatiza a experiência pessoal do cristão, fundamentada na Palavra de Deus.
Predestinação significa algo que já foi determinado, ou decidido. Será que Deus já escolheu todas as nossas ações? Há duas vertentes de estudo sobre este assunto e nós conseguimos trazer um resumo sobre o que os calvinistas pensam sobre predestinação e o que os arminianos acreditam a este respeito.
A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências.
Igrejas Arminianas: Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Metodistas (do Brasil, Wesleyanas, Livre – todas as Metodistas), Batistas Gerais, Igreja do Nazareno, Igrejas Holiness, Exército da Salvação, Igreja de Deus, Igreja de Santidade, etc.
A Igreja Católica, seguindo Santo Agostinho (A Graça e O Livre Arbítrio, 1,1; Sermão 169, 11,13), Santo Tomás e tantos outros teólogos aceita a predestinação dos eleitos ao paraíso, mas também afirma a liberdade da vontade humana, distinguindo-se dessa forma do Calvinismo.
Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade.