Viajou pela Galáxia, Trôade, Filipos, Tessalônica e Beréia e junto com Paulo escreveu cinco cartas às Igrejas. Timóteo pastoreou a Igreja em Éfeso onde teve de corrigir os falsos doutores, nomear os oficiais da Igreja e combater o pecado dos crentes.
Em 1 Timóteo, lemos que Paulo aconselhou Timóteo, que era líder da Igreja em Éfeso, a certificar-se de que somente doutrinas sólidas fossem ensinadas e de não permitir que ideias populares incorretas tomassem o lugar dos ensinamentos do evangelho.
O pai de Timóteo era um gentio grego, mas sua mãe e sua avó eram mulheres judias justas que o ensinaram e o ajudaram a aprender as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15). Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo servia como líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).
De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos. No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no.
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
(Ver I Timóteo 1:19–20.) Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Viajou pela Galáxia, Trôade, Filipos, Tessalônica e Beréia e junto com Paulo escreveu cinco cartas às Igrejas. Timóteo pastoreou a Igreja em Éfeso onde teve de corrigir os falsos doutores, nomear os oficiais da Igreja e combater o pecado dos crentes.
Apolo era um servo de Deus, eloquente e poderoso nas escrituras (Atos 18:24–28). Ele ministrou na cidade de Corinto depois da partida de Paulo para a Síria (em Atos 18:18 até Atos 19:1). Era natural de Alexandria, Egito, um eficaz expositor das sagradas escrituras, e um fluente orador (Atos 18:28).
Como Timóteo se tornou tão importante para a Igreja Católica?
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
O termo Igreja Primitiva refere-se a instituição e cristianismo primitivo às suas doutrinas. Neste período a Igreja estava engajada em diversas discussões acerca dos conceitos cristãos. Inicialmente cinco cidades surgiram como importantes centros da igreja: Roma, Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla.
Quantos anos tinha Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
A tradição diz que Timóteo tinha cerca de dezesseis anos quando ele e sua mãe se converteram ao cristianismo. Presumivelmente, isso ocorreu durante a visita do apóstolo Paulo à casa deles em Listra.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Dom Timóteo o recebeu com diplomacia, sinalizou reciprocidade, mas não sem defender os estudantes e reafirmar a crítica à violência contra eles desferida. (JESUS, 2021, p. 75).
Em Listra morava um cristão chamado Timóteo. A mãe dele, uma cristã, era da raça dos judeus, mas o pai dele não era judeu. Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo.
Filho de um casamento misto (o pai era grego e a mãe, judia), Timóteo vivia em Listra, na Licaônia, não muito longe de Tarso, na Cilícia, de onde Paulo era. A mãe (Eunice) e a avó (Loide) provavelmente tenham se tornado cristãs por ocasião da primeira viagem missionária, quando Paulo e Barnabé passaram por lá.
Onde Timóteo estava quando recebeu a carta de Paulo?
Paulo escreveu a epístola enquanto estava na prisão, em Roma, pela segunda vez, pouco antes de seu martírio (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
Em sua segunda epístola a Timóteo, o Apóstolo Paulo ensinou que o medo não vem de Deus e aconselhou Timóteo a não se envergonhar de seu testemunho de Jesus Cristo. Ele incentivou Timóteo a suportar as provações fielmente e o instruiu a ensinar os santos a se arrependerem.
Os membros da igreja primitiva que viviam em Corinto lidavam com muitos dos problemas que existem hoje, como desunião, falsos ensinamentos e imoralidade.
Uma das igrejas que Paulo fundou e pastoreou foi a igreja de Éfeso, na região da Ásia Menor (atual Turquia). Ele passou cerca de três anos na cidade, ensinando e pregando, e escreveu a Epístola aos Efésios, uma das cartas que ele enviou para a igreja de Éfeso.
O Senhor é o meu pastor; nada me falta. Como bom pastor ele cuida do seu rebanho. Nos próprios braços ajunta os cordeirinhos e os conduz no colo; guia com todo cuidado as ovelhas que amamentam suas crias. Darei às minhas ovelhas um Pastor, um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor.
Policarpo de Esmirna (70 -155), bispo e mártir da Igreja primitiva, na Igreja de Esmirna citada no livro do Apocalipse 2,8-11. Policarpo nasceu em uma família cristã muito rica em Esmirna, Ásia Menor, (atual Turquia).
Nessa carta, Paulo se dirigiu aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que, talvez, fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). Ele escreveu para ajudar a desenvolver a espiritualidade e o testemunho daqueles que já eram membros.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das sete maravilhas do mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo.