“As cigarras não estão percebendo a chuva, mas sim respondendo às mudanças ambientais, como o início do período chuvoso”, completa o especialista. O professor Castro ressalta que, além das cigarras, as formigas, os cupins também têm a “habilidade” de percepção e todos estão ligados ao período reprodutivo.
Tô Curioso - Você sabe o que são as aleluias e por que elas aparecem depois de chuva?
Qual o pássaro que anuncia a chuva?
Foram mencionadas pelos informantes 30 espécies de aves bioindicadoras de chuva, as mais citadas foram anum-preto (Crotophaga ani), acauã (Herpetotheres cachinnans), sariema (Cariama cristata) e fura-barreiro (Nystalus maculatus).
Entre os insetos mais comuns estão aquele conhecidos como "bichos de chuva", que são os cupins, também chamados de siriris ou aleluias. Eles costumam ser vistos durante uma revoada, especialmente em pontos luminosos. O professor explica que esses cupins são os “reprodutores” do ninho.
"Quando estão prestes a se tornar adultas, elas saem do solo e sobem nas árvores para realizar o processo de mudança. O exoesqueleto, ou casca, da ninfa se rompe ao meio e o adulto emerge, sai de dentro do exoesqueleto. Como as pessoas costumam ver o exoesqueleto rompido, elas têm essa impressão que a cigarra explodiu.
Com a chegada do período chuvoso, não é incomum ouvir o característico canto das cigarras, principalmente em dias quentes. Segundo a crença popular, esse é o modo dos insetos "preverem" a chuva, mas biologicamente, as cigarras não são videntes assim.
As cigarras costumam iniciar o canto de acasalamento entre o final da primavera e o começo do verão. No entanto, neste ano, em várias regiões do país elas começaram o "show" antes – entre o fim do inverno e o início da primavera.
E lá vem explicação: se os “cricris” se tornaram mais acelerados tem chuva a caminho. Isso acontece porque o metabolismo dos grilos é muito sensível às mudanças de temperatura. Se cantam mais é porque a temperatura está em queda.
A substância mais comum para provocar a semeadura é o cloreto de sódio (sal), mas em algumas vezes também é utilizado o iodeto de prata e gás carbônico congelado. As partículas de sal – ou de outra substância escolhida – atraem gotículas ao entrarem em contato com o vapor d'água e criam os pingos de chuva.
Bacurau. Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.
Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.
Numa relva curta as cobras e serpentes sabem que estão muito mais expostas aos predadores, e por isso evitam-na. Evite regar demasiado a relva. A humidade atrai vermes, minhocas, rãs, lesmas e outros insetos que são alimento de cobras, serpentes e outros répteis.
Quando o canto dos grilos se torna mais acelerado é sinal de que a temperatura está em queda. Preste atenção se por acaso a quantidade de “crics” aumentou em certo período de tempo. Muitos grilos cantando aceleradamente é sinal de chuva a caminho.
Na Bíblia, a cigarra é usada como um símbolo de pragas e julgamentos divinos. Ela representa a futilidade e a insignificância das coisas materiais e a necessidade de se concentrar nas coisas espirituais.
Você com certeza já escutou alguém dizer “Vai chover! As cigarras começaram a cantar!”. O canto da cigarra anuncia: o verão chegou! Quem nunca reparou o som estridente desse pequeno inseto nos finais das tardes quentes?
7. Cigarras são inofensivas. Exceto pelo fato de poder impedir a fase frutífera de algumas árvores, para nós, as cigarras são inofensivas: não picam nem possuem veneno. Suas bocas não têm mandíbulas, e elas não têm características físicas que possam defendê-la, como um ferrão, por exemplo.
O som pode chegar a 120 decibéis. Muitas pessoas dizem que a cigarra canta até morrer. Porém, isso não é verdade. Esse animal vivencia o processo de ecdise, que é a troca de exoesqueleto, uma das etapas de sua metamorfose.
Em primeiro lugar, é preciso entender que a cigarra macho canta para atrair a fêmea, com o objetivo de acasalar. ... Isso porque, o período de acasalamento das cigarras coincide com as épocas mais quentes e chuvosas do ano, a primavera e o verão. Porém, o canto não indica que a chuva está prestes a acontecer.
Esses insetos saem para o acasalamento e para criar uma nova colônia. Porém, o voo não dura muito além do acasalamento e é quando os incômodos seres, facilmente atraídos pelo calor e luz de lâmpadas acesas, perdem as asas. Para muita gente, são chatos, mas não causam mal nenhum além de comer madeira.
A entomologista informa, ainda, que outro inseto que pode ser muito visto no período com incidência de chuva é a barata d'água, que vive, geralmente, em valas e esgotos.
Os insetos gostam de ambientes fechados. Portanto, para dificultar a entrada deles, procure manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da tarde. Outra dica importante, é evitar o acúmulo de água parada em pneus, baldes, garrafas entre outros.