Item 8 – Rainha do Folclore: Representa a diversidade das manifestações da cultura popular brasileira. Item 9 – Cunhã-Poranga: Mulher bonita em Nheengatu, que representa os povos indígenas.
Rio - Campeã do Festival de Parintins de 2024, a cunhã-poranga Marciele Albuquerque usou as redes sociais para comemorar o tricampeonato, nesta segunda-feira (1º). No Instagram, ela publicou alguns registros de sua participação na festa. "Um dia a mais e o Sol voltará a triunfar! A triunfar, a triunfar!
Isabelle Nogueira, que participou do BBB 24, lamentou a derrota do Boi Garantido nesta segunda (1º) no Festival Folclórico de Parintins 2024. Como cunhã-poranga, ela fez chover notas máximas para a sua agremiação. A disputa, porém, acabou com a diferença de apenas um décimo --marcando o tricampeonato do Boi Caprichoso.
Elemento indígena por excelência, a Cunhã-Poranga é uma personagem feminina que representa a mulher indígena e se coloca como uma exaltação à beleza nativa. No espetáculo, essa personagem aparece em contextos exclusivamente indígenas, podendo ser estes momentos de representações de lendas ou de rituais.
Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã. Essa é a definição de Cunhã-Poranga, a moça mais bela da aldeia e item 9 do 57º Festival Folclórico de Parintins.
A ex-BBB Isabelle Nogueira vai se apresentar como cunhã-poranga no último Curral do Boi Garantido que acontece a partir das 21h deste sábado (1º), no Sambódromo de Manaus. Com entrada gratuita, o evento é realizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) e antecede o Festival de Parintins na capital do Amazonas.
A cunhã-poranga é um dos itens avaliados. O júri compara beleza, movimentos e simpatia. Segundo o festival, cunhã-poranga é uma “moça bonita, guerreira e guardiã, que expressa a força através da beleza”.
No quarto dia, é escolhido o vencedor: aquele que performou o melhor enredo dentro do tema do ano e teve a melhor pontuação entre os 21 itens avaliados. Cunhã-poranga é um deles. O item que Marciele e Isabelle, do BBB 24, representam é o de número 9.
A vitória do Boi Caprichoso se deu com a diferença de uma margem pequena. A campeã azul e branca superou com 1259,3 pontos o Garantido, que terminou a disputa de três noites logo atrás, com 1259,2.
Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque representa o item 9 no Bumbódromo, durante o Festival Folclórico de Parintins 2024, que começa nesta sexta (28). Mas antes de ocupar esse posto há 8 anos, ela era dançarina do Corpo de Dança Caprichoso e chegou a ser item substituto de Porta-Estandarte.
Ex-BBB usou as redes sociais para comentar o resultado, que deu vitória para o oponente. Na tarde desta segunda-feira (1º), após ser anunciado que o Boi Caprichoso foi o campeão do Festival de Parintins de 2024, Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, lamentou a perda do título de sua agremiação.
Inspirado na herança nordestina dos repentes e versos de improviso, o amo canta e narra em falsetes a poesia cabocla e a história do boi de Parintins. Oriundo das brincadeiras nordestinas trazidas pelos fundadores, os irmãos Cid, o amo do boi Caprichoso representa Roque Cid, o criador e primeiro dono do Boi Caprichoso.
O Boi Caprichoso foi o grande campeão do 57º Festival de Parintins! 🔵⚪ Depois de uma disputa intensa entre os quesitos da avaliação, a agremiação azul e branca acumulou 1259,3 pontos, enquanto o Garantido fez 1259,2.
Com o resultado, o Caprichoso alcançou 26 vitórias, ainda atrás do Garantido, que tem 32 títulos conquistados. Os desfiles do festival aconteceram durante três noites, entre a sexta (28) e o domingo (30), no tradicional Bumbódromo, no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, conforme mostrou o site F5.
Carlos Pontes, 49 anos, é natural de Tarauacá, graduado em História, mestre em Educação, professor de História e atual diretor do Colégio de Aplicação da Ufac.
O regulamento oficial do Festival Folclórico de Parintins define cunhã-poranga como "moça bonita, guerreira e guardiã que expressa força através da beleza". Esta personagem desempenha um papel forte dentro de vários atos cênicos, representando a força feminina em rituais indígenas e lendas da cultura amazônica.
Foi Miss Manaus em 2013, Miss Amazonas Globo, em 2016, e Rainha do Peladão, em 2018. Em entrevista ao gshow, Isabelle contou que colocou 320ml de silicone nos seios em 2021, mas não quer mudar mais nada em seu corpo. A beleza da amazonense chamou atenção da apresentadora Giovanna Ewbank, que comentou nas redes sociais.
Quem é Isabelle, do BBB 24? Isabella é cunhã-poranga (mulher bonita, em Tupi Guarani) do Garantido desde 2017. Ganhou o concurso de Rainha do Folclore do Garantido. Atualmente, ganha a vida como dançarina no festival de Parintins é influenciadora e professora de dança.