Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
Quantos metros pode ter uma laje? Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
Como vimos acima, as treliças tem altura variadas que vão de 08 cm (H8) até 30 cm (H30). É essa altura que dá maior resistência a laje, quando mais alta a treliça, mais resistente a laje e maior distancia do vão ela suporta.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
A laje maciça é um modelo bastante resistente à trincas e fissuras. Além da resistência, ela ainda garante facilidade na execução e o seu acabamento é liso no teto.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos. Já as treliças H8 são indicadas para obras de menor porte, como construções residenciais e comerciais com até dois pavimentos.
Desta forma, na PP Painéis a laje com treliças do tamanho h16 é elaborada com especificações como a presença em sua obra de uma pressão de 600 kgf por metro quadrado e um vão com no máximo 6 metros de extensão.
No caso para saber se sua laje suportar ao peso do móvel você teria que dividir o peso de todos os móveis do ambiente pela metragem da laje. Além dos coeficientes adotados.
Em primeiro lugar, as linhas de escora sempre devem manter distâncias iguais entre si, que é definida pelos cálculos de cada projeto. Normalmente, o limite de espaçamento é de 1,30m, mas isso não é uma regra. Caso as lajes sejam mais altas, pode ser indicado considerar até 1,00m.
Todos, apesar de utilizarem nomenclaturas diferentes, informam que estamos falando de uma laje treliçada, com enchimento de cerâmica, com altura (H) de 7 centímetros (12cm – 5 cm de capa de concreto). Geralmente, os engenheiros pedem diretamente, por exemplo, a “laje h12 ou BETA 12”, considerando os 5cm de capa.
Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área. Neste calculo a laje H8 terá uma espessura média de 11 cms e a laje H12 de 14 cms após concretada.
A laje de Isopor® garante ao ambiente grande conforto térmico. Isso assegura que o ambiente interno não esquente muito no verão e nem fique gelado no inverno.
Desvantagens do EPS: • Em algumas regiões, ele pode ter o preço mais elevado do que a laje de cerâmica. A laje de isopor necessita de planejamento e um projeto estrutural detalhado, além de ser essencial a contratação de mão de obra qualificada.
Vão de 5 metros: qual viga usar? Se o vão é de 5 m, você pode usar uma viga de concreto armado de 40×14. Sendo 40 cm de altura (ou largura) e 14 cm de espessura (ou comprimento). Ela pode ser utilizada em diversas aplicações na construção civil, como suportar lajes, paredes ou outras estruturas do edifício.