Aplicações: A luz quente é ideal para áreas de descanso, relaxamento e entretenimento, pois proporciona uma sensação de conforto e aconchego. Já a luz fria é mais adequada para tarefas que exigem concentração, como leitura, estudo e trabalhos detalhados.
A branco frio é ideal para ser utilizada em ambiente como escritório, banheiro, cozinha, clínicas, farmácias, lojas em geral, para leitura e demais ambientes. Já a branco quente é indicada para ambientes como sala estar, sala de jantar e quarto.
A luz quente também é considerada mais agradável aos olhos, pois não causa ofuscamento ou cansaço visual. Já a luz fria, é usada em áreas que precisam de maior iluminação, como ruas movimentadas, praças e estacionamentos.
O branco frio é um tipo de luz mais clara, com um tom mais azulado. No entanto, as luzes com essa tonalidade desencadeiam um efeito interessante no corpo das pessoas, evitando a produção de melatonina. Essa substância estimula o relaxamento e o sono, o que faz com que você seja mais produtivo quando exposto a elas.
Branco Quente ou Branco Frio? Painel Led Smart Wifi 18W | ArqLoja
Qual a diferença da luz branca para a luz fria?
Enquanto a luz quente apresenta uma temperatura de cor entre 3500K e 2700K, a luz fria possui temperatura de cor acima de 5500K. Por isso, a primeira é caracterizada por tons mais amarelados e avermelhados, enquanto a segunda, por tons mais azulados e brancos.
O branco quente varia de 3500K 4.000k, é conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz. Tem a fama de ser associada às lâmpadas incandescentes. Proporciona, mas relaxamento aos usuários do ambiente, isso porque ele produz menos lúmens do que os demais modelos.
Já a luz fria é comumente usada em ambientes de trabalho, como escritórios e hospitais, pois proporciona uma melhor iluminação para tarefas que exigem maior concentração e precisão.
A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.
As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas podem emitir a mesma quantidade de luz ou até mais. Como você pode ver, uma lâmpada LED de 18 watts pode substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts, pois ambas emitem cerca de 1600 lúmens.
A luz branca é indispensável para garantir um banheiro claro e trazer visibilidade ao espaço. Essa luz também deixa o cômodo mais estimulante. Já a luz amarela torna o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Ela é ideal para o uso de luminárias de foco ou o uso de fita de LED atrás do espelho.
🤔 ❌ Evite usar dois tons diferentes de iluminação no mesmo ambiente ou até mesmo em ambientes diferentes mas que sejam integrados. Quando misturamos luz quente e fria no mesmo ambiente, notamos muito aquela quebra de cor de luz, não fica aconchegante.
R: Branco frio é a temperatura de varia entre 6000k a 6500 (kelvin), denominada Luz do Dia (day light). Indicamos este tipo de luz, para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção, tais como: Cozinha, Banheiro, Escritório, Consultório e Comércio em Geral.
Arandelas, luminárias de jardim e spots são algumas das opções que podem ser usadas para criar uma boa iluminação para varanda. Para quem deseja um ambiente mais romântico, velas e iluminação mais baixa são uma excelente escolha.
Outra coisa que sempre gera debates, mas que não faz sentido na prática, é que a luz amarela consome mais energia. O que vai fazer diferença na conta de luz no final do mês é a tecnologia da lâmpada e não necessariamente a sua cor.
De forma geral, a luz fria proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. A luz quente, por sua vez, por ter um toque puxado para o dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos.
A cozinha, por ser um ambiente onde você prepara refeições, precisa de mais luz para essa tarefa que demanda atenção, sendo recomendado utilizar lâmpadas de LED com luz neutra (de 4000K até 5000K) ou luz branca (5500K até 6500K).
E no aspecto luminoso, a luz branca é a que se destaca pela luminosidade, oferecendo maior conforto visual já que se exige menos esforço para visualizar o objeto comparada a luz amarela que é mais escura.
Ela oferece um equilíbrio entre as duas opções e pode ser utilizada em diversos ambientes. A luz neutra é ideal para espaços como corredores, escadas e áreas de passagem, pois proporciona uma iluminação mais suave, sem ser tão fria quanto a luz branca ou tão quente quanto a luz amarela.
A iluminação do seu banheiro deve fornecer luz intensa para os cuidados do rosto e cabelo e luz quente de spa. 3.500-4.000 Kelvin (branco neutro) é ideal para uma luz intensa. A luz branca quente a muito quente entre 2.700 e 3.300 Kelvin promove a descontração.
São as que têm maior quantidade de luz azul (por isso recebem o nome “frio”), operando em temperaturas de cor que variam entre 6.000 a 6.500 Kelvin. Elas emitem uma luz que lembra aquela vista durante o dia.
A luz fria é ideal para locais que exigem mais foco, atenção e agitação, ou seja: cozinha; escritório; luminária de mesa; banheiros; sala de reunião; espaço de gravação, dentre outros ambientes.
Para quem prefere um banheiro bem iluminado, as melhores opções são as luzes de LED em tons de branco neutro ou branco frio. Além disso, também é possível escolher fitas de LED coloridas para adicionar um toque decorativo ao espaço.