Uma madeira nobre, o Cedro faz parte da nossa lista de madeiras indicadas para exposição à umidade, com uma durabilidade que varia em torno de 20 anos, sem qualquer podridão, divisão ou dobra.
1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.
Além de Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna. Se você quer algo mais popular e de baixo custo, aposte na Garapeira, Maracutiara, Angelim e Tauari. “Temos hoje uma técnica que permite que as madeiras de qualidade tenham sua durabilidade ampliada!
Madeiras naturalmente resistentes ao tempo, como cedro, teca e ipê, são opções excelentes para projetos ao ar livre. Essas madeiras têm ótima durabilidade e requerem menos manutenção.
O que fiz pra madeira não apodrecer, será que deu certo?
Qual o melhor tipo de madeira para porta externa?
O carvalho é uma das espécies de madeira mais populares para portas. Ele é conhecido por sua durabilidade e resistência, tornando-se uma excelente escolha para portas externas.
A madeira eucalipto não só possui uma resistência menor em relação a outras espécies de madeira nativas, mas também é um foco para fungos e cupins – os piores inimigos desse material.
Entre outros tipos de madeiras mais resistentes à umidade, encontramos carvalho branco e teca. Estas também são madeiras duradouras resistentes à deformação, deterioração, rachaduras ou torções.
Desvantagens: - Durabilidade limitada: A madeira de Pinus é considerada menos durável em comparação com algumas outras espécies de madeira, como o mogno ou o cumaru. É mais suscetível a ataques de insetos, fungos e deterioração quando exposta a condições climáticas adversas ou em ambientes úmidos.
O que passar na madeira para não estragar na chuva?
Entre os vários tipos de vernizes disponíveis hoje em dia no mercado especializado em proteção para madeira, quando se fala em proteção para madeira em áreas externas contra sol forte e chuvas intensas, o Verniz Premium Solare é um dos mais indicados.
Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.
A madeira pinus se diferencia do MDF, pois é maciça e retirada de uma árvore específica. Já o MDF é fabricado através de fibras de madeira e resina sintética. Dessa forma, o pinus é mais resistente e durável. Ou seja, é uma boa escolha para fabricação de móveis ou para usar em outras peças.
A madeira nobre dura mais de 100 anos. Sem a manutenção devida, ela vai escurecendo. Se passou por todo o processo de tratamento inicial necessário, consegue manter o aspecto natural. Seja na área interna ou externa, a durabilidade é a mesma.
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá. Essas três espécies, ameaçadas de extinção, encabeçam a lista das madeiras mais procuradas por outros países, devido à beleza e à qualidade.
Pinus. Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.
O Pinus é conhecido por sua resistência e facilidade de manuseio, tornando-o perfeito para estruturas e revestimentos. O Eucalipto, por sua vez, oferece uma excelente relação resistência-peso, sendo ideal para vigas e telhados.
A umidade é um dos maiores inimigos da madeira pinus. Portanto, é importante manter a madeira limpa e seca, evitando acúmulo de poeira e umidade. Se a madeira ficar molhada por muito tempo, ela pode apodrecer e perder a resistência.
No caso do pinus, uma madeira macia muito utilizada na construção civil e em móveis, é possível aplicar verniz ou óleo para protegê-la e aumentar sua durabilidade. Para executar o processo de impermeabilizar com o verniz, é preciso comprar o produto à base de óleo, pincéis e lixa de papel.
A MADEIRA TECA não empena, tem um conservante natural, resiste às mudanças de umidade do ar, à ação do sol, do frio, do calor e da chuva. Aqui no Brasil ela é cultivada em reflorestamento, pois trata-se de uma espécie vinda de fora.
Esse ditado popular está associado ao fato do guatambu não quebrar nas tempestades com ventos fortes, como acontece com muitas outras árvores, porque ele enverga e volta à sua posição original, quando passa a ventania.
Diferentemente da madeira maciça, que é “viva” e “trabalha” conforme a temperatura ambiente, o MDF não se expande ou se contrai devido ao calor e umidade, como ocorre com a madeira maciça.
Assim como toda monocultura, a professora alerta que a do eucalipto também acarreta problemas, incluindo como consequências a pouca diversidade de fauna, riscos relacionados a doenças generalizadas, além da degradação de áreas de preservação permanente. “O eucalipto consome muita água, pois cresce muito rápido.
A madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, esse fator depende a princípio da aplicação ou destino que se dá a madeira, variando de 10 a 30 anos dependendo da aplicação. De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos.
Mudanças de umidade: O eucalipto é uma madeira que pode sofrer mudanças de volume significativas com mudanças na umidade do ar. Quando a madeira absorve umidade, ela tende a expandir-se, enquanto que quando perde umidade, ela tende a encolher. Isso pode levar ao surgimento de rachaduras na madeira.