Madalena deixou seu perfume aos pés de Jesus e, com Ele, a sua vida velha, seus pecados, sua sujeira interior, passando a exalar o “Perfume de Cristo”.
Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: — Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata.
Quando a mulher deste texto derramou todo o seu perfume em Jesus, Ele estava na casa de Simão, o leproso. E o fato de Jesus estar ali, ou na casa de qualquer de nós, não significa que não tenhamos problemas.
Maria de Betânia ou Maria, irmã de Marta é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia e que aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10:38–42. Segundo a narrativa bíblica, ela era irmã de Marta e Lázaro.
Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento. No dia seguinte, Jesus fez Sua entrada triunfal em Jerusalém e predisse Sua morte.
MARIA UNGE OS PÉS DE JESUS | SERIE PANORAMA BÍBLICO | Podcast LPC - EP 01
O que simboliza o perfume?
O perfume possui várias finalidades, desde as espirituais e religiosas às sociais... O perfume tem que ver com o nome original, do latim per fumum, que significa 'através da fumaça', numa referência a invocar Deus através da fumaça.
Com Maria, aprendemos que o melhor lugar para estar é aos pés de Jesus, rendido a ele. Temos o privilégio de quedar-nos aos pés de Jesus, aprender, adorar e servir de todo o nosso coração.
Quem era a mulher que derramou o perfume sobre Jesus?
E por que Maria perfuma justamente os pés de Jesus? Mais ainda, por que, após a untura, Maria enxuga os pés de Jesus com seus cabelos? Usar o perfume para depois recolher parte dele, aparentemente, não faz sentido.
Quem era a mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus?
Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, uma mulher pecadora daquela cidade trouxe um frasco de alabastro com perfume e se pôs atrás de Jesus, aos seus pés. Chorando, começou a molhar os pés dele com as suas lágrimas.
Então Maria tomou um frasco de perfume caro feito de essência de nardo e derramou-o sobre os pés de Jesus, enxugando-os com os cabelos dela. A casa encheu-se com a fragrância do perfume. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que haveria de trair Jesus, disse: “Esse perfume vale trezentos denários.
Nos tempos Bíblicos, o perfume de nardo era uma fragrância muito cara, que custava em torno de 300 denários (o pagamento referente a um ano de trabalho). Acredita-se que Maria estava guardando a fragrância para usar no dia do seu casamento.
O perfume é um símbolo da adoração do coração, como nos é mostrado quando Maria ungiu os pés do Senhor Jesus (João 12:3). Moisés recebeu uma ordem para fazer um perfume usando quantidades precisas de vários ingredientes.
Às vezes os evangelistas detêm-se mostrando como Ele descansava com os apóstolos ou num dos seus lugares preferidos: Betânia. Aí, podia repousar porque naquele lugar sentia-se especialmente amado e talvez pudesse descansar das conversas que tinha com aqueles que distorciam as suas palavras para o acusar.
O que Jesus quis dizer ao falar que Maria escolheu a melhor parte?
Ao destacar a escolha de Maria como “boa parte”, Jesus nos convida a direcionarmos nosso coração para as coisas que realmente importam: nosso relacionamento com Deus e a atenção às suas palavras.
Simboliza a presença de guias que estão defumando e purificando os ambientes onde o cheiro está. Tem a ver com a presença de seres luminosos, como guias, mentores ou seres angelicais e, também, algum desencarnado que utilizava em vida esse perfume, especificamente.
Entenda o significado do momento em que, ao encontrar Jesus, Maria Madalena se lança aos pés d'Ele e derrama sobre Ele seu perfume. Madalena entra na sala onde Jesus se encontra com os fariseus e, ao se lançar aos pés do Senhor, chora e derrama sobre Ele o perfume mais caro, provavelmente, o melhor que ela tinha.
Simbolicamente, derramar perfume pode representar a ação de compartilhar algo valioso, como amor, generosidade, conhecimento ou bênçãos. É um gesto de oferecer algo precioso aos outros, sem esperar nada em troca.
Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱