O pó liberado quando o inseto bate as asas é chamado cantaridina e causa irritação na pele e nos olhos. Os insetos são atraídos pela luz, aparecem à noite e costumam voar nas proximidades das lâmpadas. A mariposa Hylesia é a que tem sido encontrada no Litoral.
As mariposas são + “peludinhas” que as borboletas. Esses pequenos pelinhos nas asas e no corpo são microescamas que dão equilíbrio na hora do voo. Se passarmos a mão na asa, nosso dedo ficará com um “pó”, mas são as microescamas.
Afinal, dá azar ou não? A resposta é não. A mariposa-bruxa não causa nenhum acidente ou ocorrência realmente desagradável. Se uma pessoa tocá-la nas asas (que são repletas de escamas) e levar as mãos aos olhos, há a possibilidade de ter uma alergia leve.
Como anda Ponta Negra, na Quarta-Feira de Cinzas e qual seria o melhor chuveiro p a orla?
O pó da mariposa faz mal?
“Elas não causam nenhum tipo de lesão ocular. O que pode acontecer é uma irritação superficial e ardência, igual aconteceria com qualquer corpo estranho que entrasse em contato com o olho, por ser um órgão muito sensível. Passando água e higienizando, tudo volta ao normal”, esclarece Cynira.
As mariposas de colorações mais vibrantes habitam regiões tropicais, e muitas delas podem ser venenosas, como é o caso da Campylotes kotzchi, nativa da Índia. Essa espécie se alimenta de folhas tóxicas e absorvem um pouco do veneno - é assim que ela escapa do cardápio dos pássaros.
O pó liberado quando o inseto bate as asas é chamado cantaridina e causa irritação na pele e nos olhos. Os insetos são atraídos pela luz, aparecem à noite e costumam voar nas proximidades das lâmpadas. A mariposa Hylesia é a que tem sido encontrada no Litoral.
Tendência no universo da nail art, o estilo é uma variação do pó cromado, com pigmentos que refletem a luz e criam um efeito holográfico — remetendo às asas de uma borboleta. A técnica pode ser aplicada tanto em unhas naturais quanto em alongamentos (como unhas de gel ou acrílico), em cima de esmaltes ou top coats.
O potó “mija”? Ele não urina a pessoa na pele, ele tem a excreção dessa substância, ela está retida na hemolinfa. O potó não ''mija'' ninguém, o potó produz substâncias tóxicas, na verdade.
CONHEÇA O POTÓ, INSETO QUE CAUSA QUEIMADURAS NA PELE! Comum nos meses mais quentes do ano, em alguns estados do nordeste brasileiro, o Potó (Paederus Irritans) é um inseto bem pequeno, que assusta a população por causar queimaduras de até segundo grau na pele.
De acordo com Yan, os percevejos possuem glândulas que, ao serem abertas, produzem um líquido que evapora rapidamente, liberando um cheiro desagradável para afastar possíveis predadores e 'salvar a própria vida'.
A principal recomendação é a pessoa tentar se manter afastada da mariposa. Os especialistas pedem que a população evite matar os insetos, já que eles fazem parte da cadeia ecológica. Eles dizem, ainda, que isso pode ocasionar contato ainda maior com os bichos e a liberação de cerdas danosas à saúde.
A bióloga Mariana Chandaliê explica que esses bichinhos com o nome científico paederus irritans são da família dos besouros e costumam aparecer no final do período chuvoso, quando está começando o calor. Ela também desfaz o mito de que os potós urinam nas pessoas causando queimaduras.
Cosmosoma myrodora. Pode causar reações tóxicas com uma ampla gama de severidade. No entanto, as toxinas são tipicamente direcionadas para suas presas e predadores. Normalmente não são fatais para os seres humanos.
As asas das borboletas são recobertas por escamas, essas escamas se soltam formando um pó que pode irritar os olhos, como qualquer outro corpo estranho, mas não cegam.
A farinha de insetos é um substituto para a farinha de peixe, farinha de soja e outros cereais, que são recursos limitados e caros. A agricultura de insetos agrícolas tem vários benefícios: nutricional, econômico e ambiental.
Enquanto as borboletas têm abdômen afinado e antenas que lembram as pontas da haste de um óculos (clavadas), as mariposas possuem corpo mais avantajado e dois tipos de antenas: finas como um fio (filiforme), no caso das fêmeas, e plumosas, quando são machos. Já o aparelho bucal das duas é formado por uma espirotromba.
O pó de borboleta é uma variante do popular pó cromado, que se destaca por seus pigmentos que refletem a luz e criam um visual prismático. Esse produto pode ser aplicado em diferentes tipos de unhas, incluindo as naturais e alongamentos como unhas de gel ou acrílico.
Embora não cause cegueira imediata, as asas das borboletas têm partículas que podem irritar os olhos e até causar infecções. 👉 Por isso, lave sempre as mãos antes de tocar nos olhos, principalmente após mexer na natureza. Cuide bem da sua visão!
Somente a fase larval (lagartas) desses animais é capaz de produzir efeitos sobre o organismo; as demais (pupa, ovo e adulto) são inofensivas, exceto as mariposas fêmeas adultas do gênero Hylesia (Saturniidae), que apresentam cerdas no abdômen.
Não é recomendável tocar o olho com as mãos sujas, mas pode ter certeza que cego ninguém vai ficar por tocou em uma mariposa. Algumas espécies de mariposas não se alimentam, adquirem todo o alimento necessário para a vida na fase larval.
E só há uma forma de se evitar o agouro: matar a mariposa. Segundo a página de Facebook Nomes Científicos, a crendice diz que, ao ver uma mariposa-bruxa em casa, deve-se matá-la sem tocar nela e, posteriormente, queimá-la com álcool e sal grosso para evitar o mau agouro.