Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.
Já em superfícies externas e ambientes úmidos – banheiros e cozinhas –, deve ser usada a massa corrida acrílica, por sua maior resistência ao vapor de água, uma vez que o gesso, em contato com água, pode apresentar manchas.
Qual a diferença entre a massa corrida PVA e acrílica?
Afinal, qual é a diferença entre massa acrílica e massa corrida? Embora as funções sejam semelhantes, a massa corrida é indicada apenas para superfícies sem contato com água ou umidade. Já a massa acrílica pode ser aplicada tanto em áreas secas quanto úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas.
Basta utilizar o selador para gesso , que vai dar a aderência de que a tinta precisa para fixar no gesso , evitando a calcinação e o amarela mento da tinta .
Se o buraco estiver em uma parede externa, a recomendação é usar massa acrílica, pois ela é mais dura e resistente. Delimite a área que será tapada, utilizando pedaços de fita crepe. Na sequência, passe uma lixa com gramatura 150 por todo o buraco. Preencha o furo com massa corrida.
Essa massa para pintura além de realizar a regularização e uniformização é muito mais resistente a umidade protegendo o local aplicado e por isso é comumente usada em fachadas de casas, lojas, prédios ou escolas.
Para preparar a massa de cimento, comece misturando o cimento e a areia média em uma betoneira ou em um balde. Adicione água aos poucos e misture bem até obter uma mistura homogênea e sem grumos. A consistência da massa deve ser pastosa, porém firme o suficiente para ser aplicada nas superfícies a serem reparadas.
Segundo a Associação Brasileira do Drywall, a superfície do gesso acartonado poderá receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079.
Agora que você já conhece alguns tipos, chegou a hora de aprender como lixar parede de gesso. Esse processo é muito importante e deve ser realizado antes da pintura. Ele garante que a aplicação seja eficaz e se torne duradoura.
Precisa passar selador no gesso antes da massa corrida?
Via de regra, o selador é usado antes da massa corrida porque se espalha uniformemente pela superfície e a prepara para o uso da massa e, depois, da tinta.
Massalit é massa niveladora de alta resistência e aderência, indicada para acabamento de paredes e tetos com camada fina, e detalhe não precisa lixar!!
Decoratta é uma inovação que faz o acabamento fino de áreas internas, substituindo a massa corrida ou o gesso. Pode ser aplicada sobre reboco, massa fina ou gesso acartonado, e sua principal vantagem é que dispensa o lixamento. Com aspecto final liso, a obra termina mais rápido, mais limpa e por um custo muito menor.
Quanto tempo esperar para passar massa corrida no gesso?
Caso seja necessário nivelar a superfície para corrigir imperfeições, utilize massa corrida (onde não tenha contato com água ou vapor) ou massa acrílica; aguarde a secagem de 4 horas, passe lixa para nivelar, remova o pó e aplique a tinta para acabamento ou a própria tinta para gesso diluída a 20% com água.
Qual a diferença entre a massa corrida PVA e acrílica?
A massa corrida é o produto mais indicado para lidar com imperfeições em superfícies de alvenaria da parte interna do imóvel. Isso porque ele não é resistente à água, então seu uso se restringe a áreas internas e secas. Já a massa acrílica permite mais possibilidades, por ser mais resistente à umidade.
Certifique-se de que o gesso esteja completamente seco e curado antes de começar a lixar. Isso geralmente leva cerca de 24 a 48 horas, dependendo das condições ambientais. Limpe a superfície do gesso com um pano úmido para remover qualquer poeira ou sujeira.
Qual é a melhor tinta para pintar gesso? A Suvinil Gesso e Drywall é a opção ideal para esse procedimento. Além de dispensar a aplicação do fundo preparador, já que possui a função de fundo e acabamento, ela pode ser usada em paredes de gesso, drywall, reboco, textura, massa corrida e até acrílica.
O Selador Gesso Duralatex é um complemento acrílico, para paredes internas , e tem como função ser utilizado como primeira demão/ fundo para todas as superficies de gesso, tais como gesso liso, dry wall, placa de gesso entre outros.
Além disso, ela pode ser usada para rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes. Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.
Usar uma massa para tapar furos na parede também é muito simples. No entanto, o processo exige muito cuidado para ter o resultado esperado. Uma informação importante: é mais recomendado utilizar a massa corrida PVA para tapar buracos nas paredes do quarto, da sala, da cozinha, do banheiro ou de outro cômodo interno.
Não precisa se preocupar. A dica é diluir o produto com água, na proporção de 5% a 10% do volume. Feita a diluição, misture bem para que a massa fique homogênea e utilize-a em no máximo 24 horas. Após esse período, ela perderá suas características e não poderá mais ser utilizada.
Indicada para ambientes internos, a massa corrida serve para corrigir imperfeições em superfícies secas de reboco, concreto aparente, gesso e fibrocimento, pintadas com acrílico ou PVA.