O profissional qualificado para tratar hérnias de disco é o neurocirurgião. Com diagnósticos precisos e planos de tratamento personalizados, esse especialista assegura a excelência no atendimento a cada paciente. O médico para hérnia de disco adequado é o neurocirurgião.
Quem trata hérnia de disco, ortopedista ou neurologista?
O neurocirurgião especialista em coluna poderá avaliar o caso e então descartar ou tratar a patologia a partir de métodos cirúrgicos. Algumas das patologias que o neurocirurgião de coluna trata, são: Hérnia de Disco.
Em relação à coluna vertebral não é diferente. O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna.
O diagnóstico da hérnia de disco é realizado a partir de exame físico em que o médico realiza testes de função neurológica, avalia sensibilidade, reflexos e força motora. Além disso, a investigação conta com exames de imagem como a ressonância magnética, indicada quando há suspeita clínica da hérnia de disco.
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A pior posição para quem tem hérnia de disco, especialmente na região lombar, é permanecer sentado por longos períodos. Esta posição coloca uma pressão adicional sobre os discos da coluna lombar, aumentando a compressão no disco afetado.
O uso de compressas frias nas primeiras 48 horas pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor, sendo importante aplicá-las de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia. Após as primeiras 48 horas, pode-se alternar entre compressas frias e quentes para promover a circulação sanguínea e relaxar os músculos tensionados.
Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral. Entretanto, é importante ressaltar que não existe uma especialidade médica específica para a doença hérnia.
Em geral, o médico de coluna especialista é um ortopedista, reumatologista, fisiatra intervencionista ou um neurocirurgião. As quatro especialidades estudaram e se dedicaram especialmente às condições, lesões e doenças da coluna vertebral, sem que haja diferenciação entre eles em termos de qualidade.
Qual a diferença entre ortopedista e neurocirurgião?
O ortopedista tem formação profissional voltada para o tratamento das patologias do sistema músculo esquelético enquanto a formação do neurocirurgião tem enfoque no tratamento das doenças do sistema nervoso central, medula, nervos espinhais e periféricos.
Quais os sintomas de uma hérnia de disco grave? São eles: Dor Intensa e Constante: Uma dor que não apenas persiste mas se intensifica, afetando significativamente a qualidade de vida, pode indicar uma compressão nervosa grave ou inflamação no local da hérnia.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.
Isso ocorre devido à influência que a hérnia exerce sobre o nervo ciático! Esse, que é o nervo mais longo do corpo, está localizado na parte de trás da bacia, através do bumbum e para baixo de ambas as pernas até os pés.
A hérnia de disco na coluna pode ser perigosa devido a: Dor crônica e limitação de movimentos. Possibilidade de desenvolver a síndrome da cauda equina em casos severos. Impacto significativo na qualidade de vida.
Para o diagnóstico é preciso a consulta com um neurologista especialista em hérnia de disco, para que possa passar o diagnóstico e começar o tratamento. Quanto mais cedo a descoberta e início do tratamento, melhor para o paciente.
O médico de coluna pode ser o neurologista ou o ortopedista, irá depender de qual o caso do paciente. Por exemplo, se o problema está no sistema nervoso é mais indicado o neurologista, agora se há lesão muscular, traumática ou nas articulações, o ortopedista é um dos especialistas que pode cuidar do seu problema.
Nessas situações são solicitadas a ecografia, tomografia ou ressonância de abdome. A hérnia é identificada pela presença de um abaulamento (bolinha) em algum ponto do abdome, que se intensifica com a prática de exercícios físicos e reduz com o repouso.
Algumas das causas mais comuns quanto à hérnia são: Levantamento de pesos na academia ou no trabalho; Carregar bolsas muito pesadas frequentemente; Tosse excessiva; Esforço extremo; Fazer muita força para defecar; Ter uma gravidez após a outra num curto espaço de tempo.
Os medicamentos mais usados na terapia para combater a dor derivada da hérnia de disco são AINEs, relaxantes musculares, analgésicos e, em alguns casos, injeções de cortisona.
O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Causas: Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo.
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.